Inea emite alerta máximo para risco de transbordamento no Rio Muriaé, em Itaperuna

Segundo o Instituto Estadual do Ambiente, cota de inundação é de quatro metros e nível da água está no limite

Guia Muriaé no WhatsApp

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) emitiu um alerta máximo devido ao alto risco de transbordamento do Rio Muriaé, situado em Itaperuna, no Noroeste Fluminense, devido ao aumento contínuo do volume das chuvas nos últimos dias.


O Inea informou que nesta terça-feira (2) houve uma significativa subida do nível do Rio Muriaé, especificamente próximo ao Parque Industrial, onde a cota de inundação é estabelecida em quatro metros. O órgão também destacou, nesta quarta-feira (3), que o rio está próximo de transbordar na região de Cidade Nova, uma área que recebe alertas frequentes.

O monitoramento constante do risco de alagamentos em Itaperuna é crucial, e isso é possível graças à régua de medição do volume do rio, que atravessa os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. O Serviço Geológico do Brasil, vinculado ao Ministério de Minas e Energia, é responsável pelo sistema de controle. O Corpo de Bombeiros realiza monitoramentos periódicos na régua e fornece informações à Defesa Civil.

Para situações de emergência, os cidadãos são orientados a entrar em contato pelos números 199 (Defesa Civil), 153 (Guarda Civil Municipal) ou 193 (Corpo de Bombeiros). Adicionalmente, os moradores podem se cadastrar no serviço de alerta por SMS, enviando uma mensagem para o número 40199.

Além de Itaperuna, os municípios vizinhos de Italva e Laje do Muriaé também podem ser afetados pelo transbordamento do Rio Muriaé. Até o momento, a Defesa Civil de Itaperuna não se pronunciou sobre a situação, e o espaço permanece aberto para futuras atualizações.

Fonte: Guia Muriaé, com informações do Jornal O Dia

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp

Botão Voltar ao topo