Mecanização é destaque em Dia de Campo em Coimbra

Tratos e colheita mecanizada foram demonstradas na prática

Guia Muriaé no WhatsApp

Cerca de 70 cafeicultores aprenderam mais sobre variedades de plantas e espaçamentos, adubação, podas, desbrotas, análise de gestão e sucessão familiar, no Dia de Campo realizado na Fazenda Oásis/Ouro Verde, em Coimbra.

Novidades sobre tratos e colheitas mecanizadas na região montanhosa das Matas de Minas foram destaque no evento. Os participantes viram o funcionamento da colheitadeira guiada por um trator que o produtor anfitrião, Sérgio Maciel já está utilizando nas lavouras nesta safra.

Entre os cafeicultores presentes, estiveram produtores atendidos pelo programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG Café+Forte, do Sistema Faemg Senar e Sindicato dos Produtores Rurais de Ervália. A técnica de campo Ana Luísa Lucca foi quem organizou o evento, que segundo ela, serviu para levar informações sobre as principais dificuldades que os produtores enfrentam em suas propriedades em Ervália.

“Foi um momento de interação, com muita participação. Os produtores fazeram perguntas e mostraram interesse pelos temas. Acredito que esse momento foi essencial para a continuidade do trabalho com o grupo”, comentou.

O cafeicultor Pedro Carlos de Souza e Silva, classificou o evento como excelente. “Todas as abordagens foram colocadas de maneira muito clara, muito acessível. Para mim foi sem defeitos, tudo bem organizado e objetivo”.

Já Valter Souza, destacou que o Dia de Campo foi uma oportunidade de desenvolvimento e esclarecimento de dúvidas. “A gente fica desnorteado na hora de escolher uma variedade, um espaçamento, e lá vimos tudo relacionado à cultura do café. Dá para aproveitar muito o conhecimento no nosso dia a dia”.

O gerente do Sistema Faemg Senar em Viçosa, Marcos Reis, também esteve no Dia de Campo e ressaltou a importância dos temas abordados no encontro, especialmente a mecanização, já que a mão de obra é um dos principais gargalos do cafeicultor.

“Foi feita a demonstração de uma máquina colhedora de café, adaptada para a região das Matas de Minas, que é puxada por um trator. Essa é uma tecnologia viável também para pequenos produtores e pode ser uma importante alternativa para o desafio da mão de obra”, comentou.

O gerente reforçou ainda que os treinamentos do Sistema Faemg Senar são gratuitos e estão disponíveis para a qualificação de produtores e trabalhadores rurais.

Fonte: FAEMG

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo