MPMG celebra acordo com Prefeitura de Santana do Manhuaçu para nomeação de aprovados em concurso público

Guia Muriaé no WhatsApp

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Manhuaçu, celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o município de Santana do Manhuaçu, na Zona da Mata mineira, para que o ente público regularize a situação de seu quadro de servidores.  


O município reconheceu a irregularidade das contratações temporárias para diversos cargos, realizadas sem prévio concurso público, e comprometeu-se a rescindir, até 31 de dezembro deste ano, todos os contratos temporários para exercício de funções públicas correspondentes a cargos públicos efetivos para os quais haja aprovados em concurso público, dentro do número de vagas e excedentes. 

Além disso, a Administração municipal assumiu a obrigação de nomear todos os aprovados, dentro do número de vagas, e o prazo de validade do certame, além de prestar informações ao MPMG até 15 de janeiro do ano que vem, para comprovar a inexistência de qualquer contratação temporária vigente destinada a desempenhar funções de cargos públicos vagos para os quais haja candidatos aprovados.  

Entre outras obrigações, o município deverá, também, divulgar, até 30 de setembro deste ano, os prazos das nomeações dos aprovados em concurso público, no site e nos prédios da Prefeitura e na rádio local. 

O MPMG destaca, no texto do acordo, que “contratar alguém sem prévia realização de concurso público, fora das hipóteses de contratações temporárias e cargos comissionados, viola os princípios constitucionais da legalidade, da moralidade administrativa, da isonomia e da impessoalidade que regem a Administração Pública e, portanto, configura ato de improbidade administrativa”. 

Fonte: MPMG

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo