MPMG se reúne com catadores de Manhuaçu para discutir demandas após encerramento do Aterro Sanitário

Guia Muriaé no WhatsApp

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Manhuaçu, realizou na terça-feira, 18 de junho, uma reunião com representantes de catadores de materiais recicláveis e da Referenciar Assessoria Ambiental, empresa contratada pelo município, para ouvir as demandas dos catadores e passar informações sobre acordo firmado com o Município para a inclusão social do grupo e instalação da coleta seletiva na cidade.


O encontro foi motivado pelo encerramento do aterro sanitário municipal. A intenção do MPMG é possibilitar a garantia e a manutenção de fonte de renda dos trabalhadores.

Durante a reunião, os representantes da categoria relataram preocupações sobre as condições de trabalho deles, com o fechamento do lixão.

A promotora de Justiça de Manhuaçu Anna Catharina Machado Normanton informou que, com o fim do lixão, a administração pública assumiu alguns compromissos, entre eles a estruturação de galpão com fornecimento de ferramentas necessárias para fazer a coleta seletiva.

Anna Catharina ainda esclareceu quais são as etapas legais para que esses compromissos se concretizem, incluindo o processo licitatório. Ela também destacou a necessidade de regularização da Associação dos Catadores para resguardar mais proteção aos próprios trabalhadores, para receber incentivos governamentais e ter, inclusive, a possibilidade de fazer parcerias com a Administração Pública.

Ao final do encontro, a promotora de Justiça reafirmou a parceria do MPMG para preservar os direitos dos catadores e buscar a melhor solução possível para a garantia da classe e para a manutenção do meio ambiente.

Fonte: MPMG

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp

Botão Voltar ao topo