Número de identificação de clientes da Energisa passará por atualização

Objetivo é aumentar eficiência, transparência e a qualidade das informações utilizadas para gestão e operação do setor elétrico.

Guia Muriaé no WhatsApp

Até o dia 31 de dezembro, as distribuidoras de energia deverão concluir a padronização dos números de identificação das unidades consumidoras dos clientes em suas bases de dados, conforme determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) por meio da Resolução 1095. O objetivo principal dessa iniciativa é unificar o formato e a estrutura dos números das unidades consumidoras, o que facilitará a integração de sistemas, a análise de dados e a comunicação entre os diversos agentes do setor elétrico.

Com a alteração compulsória, o número de cadastro da unidade consumidora se torna inalterável, e passa a ser vinculado ao imóvel e não mais ao consumidor; garantindo assim, maior confiabilidade nas trocas de informações entre as distribuidoras de energia elétrica e os órgãos reguladores.

PUBLICIDADE

A padronização trará benefícios significativos para a eficiência, transparência e qualidade das informações utilizadas na gestão e operação do setor.

“Entre as principais vantagens estão a facilidade no processo de coleta e inserção do número da unidade consumidora no Cadastro Único pelas prefeituras municipais, o que ajudará na concessão da Tarifa Social para famílias de baixa renda. Além disso, a medida simplificará os processos de atendimento ao cliente e agilizará a resolução de demandas relacionadas ao fornecimento de energia”, afirma Rodolfo Pinheiro, diretor técnico e comercial da Energisa Minas Rio.

PUBLICIDADE

Outra vantagem importante é a eliminação de inconsistências nos cruzamentos de dados entre diferentes bancos de informações, promovendo maior eficiência na prestação de serviços e permitindo o acompanhamento mais preciso do histórico dos consumidores. A padronização também aprimorará a integração entre os sistemas das distribuidoras e da ANEEL, facilitando a troca de informações entre os diversos agentes do setor elétrico. Por fim, a medida contribuirá para a simplificação do processo de migração das unidades consumidoras que optarem pelo Ambiente de Contratação Livre, proporcionando maior flexibilidade e opções para os consumidores.

A mudança será notada a partir de 01/01/2026 e o processo de atualização será realizado de forma automática, não sendo necessária nenhuma ação por parte do cliente da Energisa.

PUBLICIDADE

Fonte: Energisa

PUBLICIDADE

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://chat.whatsapp.com/LBu6cVNDWOC2J6KnG3gHlF
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Guia Muriaé no WhatsApp

Guia Muriaé

Há 15 anos com a maior cobertura de Muriaé e região! Informação de qualidade e com seriedade, com atualizações diárias. Vamos muito além de notícias policiais, aqui você se informa com novidades relacionadas a concursos, vagas de emprego, saúde, entretenimento, política e esportes. Siga nossas redes para receber nossas atualizações!

Você viu?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo