Home / Notícias / Região / Operação da Polícia Federal combate fraudes em agência do INSS em Carangola

Operação da Polícia Federal combate fraudes em agência do INSS em Carangola

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (3), a operação “Virtus” que investiga a prática de crimes de corrupção e fraude na concessão de benefícios previdências em uma agência da Previdência Social em Carangola.

Agentes cumprem dois mandados de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Federal de Manhuaçu. A operação conta com 16 policiais federais e dois servidores da Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista (CGINT), órgão da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

A investigação teve início após uma auditoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Juiz de Fora, que revelou que o gerente da agência de Carangola concedeu, entre os anos de 2017 e 2019, cerca de 120 benefícios previdenciários com fortes indícios de fraude.




Entre as irregularidades constadas, estão concessões de benefícios sem agendamento e sem formalização do processo concessório. Também há indícios de falsas contribuições e falsos períodos de trabalho, principalmente rural.

A investigação ainda apontou a participação de um tradicional contador da cidade de Carangola, que captava os clientes interessados em se aposentar e fazia a intermediação com um servidor do INSS, que concedia os benefícios após recebimento de propina. O prejuízo com a fraude pode chegar a R$ 2,5 milhões.

Todas as pessoas beneficiadas pelas fraudes na agência de Carangola terão suas aposentadorias revisadas e serão cobradas na Justiça. O cancelamento dos benefícios poderá representar uma economia de R$ 41 milhões aos cofres da Previdência Social.




O nome dado à Operação remete a um dos significados da palavra latina Virtus, relacionado a poder, uma vez que o servidor envolvido na fraude valia-se da senha master de gerente para praticar as fraudes.

Fonte: Guia Muriaé, com informações da PF




Confira também

Dois homens e duas mulheres são presos após roubos em Dores do Turvo e Ubá

Nessa segunda-feira (18), a Polícia Militar prendeu dois homens, 25 e 31 anos, e duas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *