Oportunidade: cursos profissionalizantes gratuitos em Muriaé, Eugenópolis, Miraí, Miradouro e Patrocínio

Guia Muriaé no WhatsApp

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) está ampliando a oferta de vagas em cursos de educação profissional ministrados nas escolas da rede estadual de ensino. Para o segundo semestre deste ano, estão previstas mais de 34 mil vagas, em 684 unidades de ensino.

“A ampliação da oferta no estado foi realizada de forma cuidadosa, a partir de uma análise da demanda do nosso território. A proposta é atender mais escolas em um raio maior. A ação vem em consonância com o Plano Estadual de Educação”, destaca a diretora de Educação Integral e Educação Profissional, Flávia Paola Meira.

São disponibilizadas 29 diferentes opções de cursos. Em Muriaé, é possível se inscrever em cursos de Administração e Vendas. Já em Eugenópolis, há oportunidades para os cursos de Informática e Vendas.

O curso de Administração também será ministrado em escolas nas cidades de Antônio Prado de Minas, Barão do Monte Alto, Miraí, Patrocínio do Muriaé e Rosário da Limeira. Já a cidade de Miradouro recebe o curso de Vendas.

Veja a relação das escolas da região e cursos abaixo:

EE GERALDO ROCHA ANTÔNIO – ANTONIO PRADO DE MINAS – ADMINISTRAÇÃO
EE PROFESSOR TOMÁS AQUINO PEREIRA – BARÃO DE MONTE ALTO – ADMINISTRAÇÃO
EE AMÉRICO LOPES – EUGENÓPOLIS – VENDAS
EE AMÉRICO LOPES – EUGENÓPOLIS INFORMÁTICA
EE PADRE ALFREDO KOBAL – MIRADOURO – VENDAS
EE SANTO ANTÔNIO – MIRAÍ = ADMINISTRAÇÃO
EE PROFESSOR GONÇALVES COUTO – MURIAÉ – ADMINISTRAÇÃO
EE PROFESSOR GONÇALVES COUTO – MURIAÉ – VENDAS
EE CORONEL FRANCISCO GOMES CAMPOS – MURIAÉ – ADMINISTRAÇÃO
EE JOSÉ BONIFÁCIO – PATROCÍNIO DO MURIAÉ – ADMINISTRAÇÃO
EE CÔNEGO AMÉRICO DUARTE – ROSÁRIO DA LIMEIRA – ADMINISTRAÇÃO

As vagas dos cursos técnicos são destinadas a alunos do 2º e 3º anos do ensino médio de escolas públicas e privadas. Também podem se inscrever pessoas que já tenham concluído o ensino médio. Os interessados devem procurar as escolas.

Para verificar a lista completa de municípios e escolas com oferta de cursos técnicos neste segundo semestre, clique aqui:

http://www.agenciaminas.mg.gov.br/ckeditor_assets/attachments/11629/ed_profissional.xlsx

Os cursos serão ministrados inicialmente de forma remota, por meio do Regime de Estudo não Presencial, implementado pela SEE/MG durante a pandemia da covid-19.

Necessidades locais

Os cursos são oferecidos a partir de um levantamento de demandas regionais.

No município de Serra dos Aimorés (Jequitinhonha/Mucuri), por exemplo, a Escola Estadual Vanda Reuter disponibilizará curso de Açúcar e Álcool. Segundo o diretor da unidade de ensino, Adão César Coelho, a região está em festa, por ser grande a procura por profissionais desta área.

“Estamos todos muito felizes e orgulhosos. Para se ter uma ideia, temos 11 usinas de álcool na região e uma que será reaberta, que vai gerar ainda mais empregos. A oferta desse curso aqui na escola atende a uma demanda antiga da região”, conta.

O gestor também destaca que a possibilidade de formação técnica dá novas perspectivas aos jovens. “Antes, os jovens formavam e tinham como objetivo fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para tentar uma graduação. Agora, com o curso, eles já vão sair preparados para o mercado de trabalho. É um outro momento para a nossa região”, finaliza Adão César.

Outra unidade de ensino que está na expectativa para os cursos técnicos é a Escola Estadual Chaves Ribeiro, em Itaobim (Jequitinhonha/Mucuri). A unidade de ensino já tem cursos técnicos para as turmas do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) e, a partir de agora, irá iniciar turmas nos cursos subsequentes. Os cursos são Serviços Públicos, Administração e Enfermagem.

“Esses cursos são fundamentais. Falta mão de obra qualificada na nossa região e isso já foi destacado por comerciantes. Temos pessoas de cidades vizinhas que vieram procurar vaga para os cursos”, afirma o diretor da escola, Rodrigo Rodrigues Jardim.

Disponibilidade

A divulgação dos cursos e das vagas é feita pelas próprias escolas. As unidades de ensino também são responsáveis pelo processo de seleção.

Os interessados em participar devem entrar em contato com a escola pelo telefone ou e-mail. Confira aqui a lista de e-mails institucionais das escolas estaduais:

http://www.agenciaminas.mg.gov.br/ckeditor_assets/attachments/11635/cadastro_escolar_-_todas_as_redes_de_ensino_-_16_de_julho_de_2021.xlsx

Fonte: Agência Minas

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo