Prefeito de Cataguases faz balanço dos 45 dias de gestão

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Os 45 dias de gestão do prefeito Willian Lobo foram marcados por adequações nas repartições públicas, organização das finanças e pela reafirmação do compromisso em fazer da cidade de Cataguases um lugar melhor para a população. “Iniciamos o nosso governo no ano de 2017, promovendo algumas ações imediatas por uma cidade mais limpa, focada na melhoria da educação, planejando e organizando mais segurança para a cidade, adequando as finanças, para podermos honrar até o quinto dia útil com os salários dos servidores, e focados em oferecer assistência social de qualidade para a população”, afirma o prefeito.

Logo na primeira semana à frente da administração municipal, foi oferecido aos secretários e assessores o Seminário de Gestão Estratégica. Iniciativa que proporcionou o estudo das demandas da cidade, assim como a elaboração de um planejamento de atuação, com metas e prazos estabelecidos. “Este momento foi de grande importância para que definíssemos como e onde atuar, levantarmos prioridades e estabelecermos um plano de ação para cada Secretaria e setor da administração”, destaca Willian.

Assim que assumiram, prefeito e vice, Tita Lima, procuraram estabelecer um diálogo com todos os setores administrativos do Município, além da Câmara de Vereadores, com quem estiveram reunidos, junto com todo o primeiro escalão da administração municipal a fim de apresentarem as funções de cada um, se colocarem à disposição do Poder Legislativo e debaterem as maiores necessidades de Cataguases.

Um dos marcos desses primeiros dias de gestão foi a proximidade com a população, por meio da participação em atividades diversas de limpeza e melhorias na cidade. Dando exemplo, Willian, Tita e secretários atuaram na limpeza da Policlínica, que se encontra interditada, estiveram nas ruas e escolas, participando de vários mutirões. Com essas ações, conseguiram juntar forças e fazer várias outras pessoas aderirem à campanha por uma cidade mais limpa, atuando em suas comunidades de forma voluntária.

“Nem todos sabem que nesse momento não temos condições de nomear novos funcionários e nem fechar contrato com empresa especializada em limpeza. Nossa prioridade é colocar nossa saúde atendendo a todo o cidadão de nossa cidade, melhorar a infraestrutura de nossas escolas, pagar todos os servidores em dia, entre outras prioridades. Porém, tenho certeza que logo teremos condições de manter a limpeza da nossa cidade todos os Cataguasenses merecem”, explica o prefeito.

Algumas necessidades mais urgentes tiveram ampla atuação, como a falta de local para atendimento de consultas especializadas, devido à interdição da Policlínica, precariedade das estradas rurais e problemas com a manutenção da iluminação pública. Para os atendimentos de especialistas que já eram realizados na Policlínica mais especialidades do Consórcio Intermunicipal de Saúde União da Mata (CISUM) que voltaram a acontecer em Cataguases na atual gestão, foi inaugurado o Serviço Municipal de Atendimento Especializado (SEMAE).

Já para melhorar o acesso da população das áreas rurais, principalmente dos alunos às escolas, e o escoamento da produção agrícola, foi realizado o trabalho de patrolamento em várias estradas, totalizando 95 km. Melhorias nos setores da saúde, da educação e do desenvolvimento econômico, também estão entre as prioridades da gestão. O respeito para com os servidores da prefeitura também é um dos pilares da administração, que regularizou o pagamento dos funcionários, voltando a ser efetuado no quinto dia útil.

Willian também lembrou que, quando deixou a prefeitura em 2012, todas as certidões obrigatórias referentes à administração municipal estavam em dia, deixando o município apto a receber convênios e emendas parlamentares. Infelizmente, não foi o que sua equipe encontrou quando assumiu no dia 1º de janeiro deste ano, pois o município tinha, nesta data, uma dívida com o INSS no valor aproximado de R$ 6 milhões, impedindo-o de celebrar novos convênios e alguns repasses.

Em levantamento efetuado pela Secretaria de Fazenda foi encontrada uma dívida no valor aproximado de R$ 22,5 milhões. Deste total, os restos a pagar eram da ordem de R$ 15,3 milhões, as despesas extra-orçamentárias, de R$ 2,2 milhões, e a dívida consolidada, de R$ 5 milhões. A receita em caixa, na ocasião, era de R$ 7,2 milhões, dos quais, R$ 2 milhões em recursos próprios e R$ 5,2 milhões em recursos vinculados e de convênios.

“Continuaremos ao lado da população, efetuando muitas ações que serão de suma importância para o avanço e crescimento da nossa cidade. Vamos nos organizar para atender da melhor forma a geração de emprego e renda do nosso Município. E com a população de Cataguases ao nosso lado, em breve teremos a cidade que todos os cataguasenses merecem. Vamos juntos avançar cada dia mais”, conclui o prefeito Willian.

Ações dos 45 dias

A Secretaria Municipal de Educação iniciou os trabalhos para o ano de 2017 com a realização de um encontro que reuniu cerca de 900 servidores efetivos do Município, visando dar as boas vindas e orientações gerais para o início do ano letivo. Vários serviços foram concretizados com o objetivo de melhorar o sistema de ensino. A Secretaria realizou também o recadastramento dos alunos do CEFET para regularização do transporte escolar de mais de 170 estudantes. Para prestar esse serviço, foi contratada nova empresa, garantindo maior conforto e segurança aos estudantes.

Para o volta às aulas, toda a frota de veículos da Educação passou por revisão mecânica; foram realizados mutirões de limpeza das escolas em parceria com a comunidade escolar, colaboradores, lideranças dos bairros, vereadores e servidores municipais, além da organização de uma frente de trabalho para executar reparos e adequações emergenciais da estrutura física de três escolas municipais: Centro Municipal Mundo Encantado, Carmelita Guimarães e Prefeito José Esteves, por se encontrarem com inúmeras infiltrações.

Foram renovados os convênios junto às entidades filantrópicas, APAE, Creche SOS e Creche Lar Ana Nery. Ainda nesta fase inicial, foi feita a organização do quadro funcional e distribuição de aulas e cargos dos servidores efetivos da rede municipal de ensino, em conjunto com o Sindute Cataguases para elaboração e aprovação da resolução 001/2017.

A equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Gestão Institucional iniciou as atividades com a elaboração do pré-projeto para revisão do Plano Diretor, fez levantamento e visitação de terrenos com viabilidade para instalação de novas indústrias e a elaboração do pré-projeto da Sala do Empreendedor de Cataguases. O setor ainda se reuniu com o SENAI e o SEBRAE para viabilizar parcerias a fim de melhorar a capacitação de mão de obra no Município. Além disso, também aconteceu um encontro com o responsável pela SUPLAN de Ubá, com a finalidade de firmar convênio e projeto de lei que possibilite ao Município de Cataguases ter competência para liberação de licenças ambientais para que não seja mais necessário o deslocamento para outras cidades.

Na Secretaria de Assistência Social, os primeiros 45 dias foram marcados por diversas reuniões com o objetivo de apresentar novas propostas, com o propósito de oferecer melhorias no atendimento e auxílio à sociedade. A Secretaria promoveu um encontro, em conjunto com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, com as associações de catadores de materiais recicláveis, ASCATAG e ASCARGE- CAT. Foram realizados diversos encontros com órgãos municipais importantes, como o Conselho Municipal de Economia Solidária – ECOSOL; com a Equipe do Passe Livre e Catrans para formalizar parcerias e melhorar o atendimento e serviços prestados à comunidade; com um grupo de mulheres no CRAS do distrito de Sereno.

Os adolescentes do Programa Adolescente Cidadão também estiveram reunidos com representantes da Secretaria para reorganizar e alavancar o projeto com a finalidade de resgatar a importância da preparação para o primeiro emprego. Já com idosos do bairro Leonardo, a Secretaria para iniciar os trabalhos, ouviu as demandas e propôs alternativas para atender a melhor idade.

Foram realizados ainda encontros com a diretoria regional da Sedese/Muriaé para apresentação da nova equipe da SASC e orientações sobre as ações propostas para o ano de 2017, com a equipe da Proteção Social Especial (Alta Complexidade). Iniciando o planejamento de intervenção para o ano corrente e um debate com o grupo de integrantes da Economia Solidária foram discutidas propostas de melhorias e sugestões que podem ser implementadas neste ano.

Além disso, a secretaria promoveu no espaço físico do Pro Idoso, com o professor Rogério do programa NASF, em parceria com o setor de saúde. Também foi pauta importante, a nova feira de artesanato com a inserção de sete novas famílias para a geração de renda e, em relação ao Programa Bolsa Família, a secretaria atendeu mais de 492 famílias.

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura também trouxe novas propostas, visando oferecer para a população uma comunicação mais integrada, participativa e transparente a respeito da administração municipal. Além da mudança no layout do Jornal Cataguases, a assessoria criou a página da Prefeitura no Facebook, informando a população de forma direta e em tempo real sobre tudo o que acontece na instituição e respondendo às demandas dos moradores sobre todos os setores da administração.

Na pasta da Secretaria de Saúde, com apenas cinco dias de gestão foi retomado o convênio do SETS com o CISUM, disponibilizando um micro-ônibus para transportar os pacientes que necessitam de atendimentos em Juiz de Fora e, ainda foram recuperados 8 carros que se encontravam parados, sem condições de uso. Atualmente, a Secretaria de Saúde conta com uma frota de 13 veículos e mais um micro-ônibus funcionando.

Aos dezenove dias de governo foi inaugurado o Serviço Municipal de Atendimento Especializado (SEMAE), que retomou o atendimento de algumas especialidades, outras foram contratadas, e ainda disponibilizou um espaço específico para atendimentos realizados pelo CISUM. De imediato, as atividades foram iniciadas com os agendamentos feitos pelas unidades de saúde dos bairros. O SEMAE foi criado para suprir a ausência dos serviços de saúde que eram oferecidos pela Policlínica Municipal, encontrada pela nova gestão, interditada e com todos os atendimentos de consultas especializadas e exames suspensos a mais de 60 dias.

O novo serviço oferece diversas especialidades, como ginecologia, ortopedia, dermatologia, urologia, pneumologia, nefrologia, cardiologia, mastologia, cirurgia geral, angiologia, pediatria, endocrinologia, otorrinolaringologia e neurologia. Também são realizados na unidade os exames de Eletrocardiograma, Ultrassonografia, Ecocardiograma e pequenas cirurgias. A unidade conta ainda com uma sala adequada, conforme normas da Vigilância Sanitária, para instalação de um consultório dentário onde são atendidas as emergências odontológicas, inclusive nos finais de semana. Desde sua inauguração, o SEMAE realizou mais de 1100 consultas especializadas, 550 exames de ultrassonografia e 160 eletrocardiogramas.

Já como parte das atividades da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, várias ações foram concretizadas nesses 45 dias. Foram realizados diversos serviços de limpeza, alguns inclusive com a participação voluntária de servidores e comunidade, na Policlínica e mais cinco unidades de saúde, de cinco escolas e três instituições assistenciais, capina de vias urbanas (avenidas, ruas e praças), além de limpeza de 52 bueiros e 60m de rede pluvial. Também foram feitos 420 m² de calçamento e pavimentação, operação tapa buracos em cinco ruas, um muro de contenção na Avenida Meia Pataca e patrolamento de 95 Km de estradas rurais.

As atividades dos acautelados foram retomadas, por meio da revalidação de convênio entre o Sistema Prisional e a Prefeitura, para auxiliar nos serviços de limpeza urbana. Para ter maior controle e economia, o gerenciamento da manutenção mecânica dos veículos do município passou a ser centralizado na Secretaria de Serviços Urbanos e 32 deles já passaram por revisão mecânica. A secretaria também realizou diversos atendimentos referentes à iluminação pública, entre eles, a melhoria da iluminação da Chácara Dona Catarina.

Nas áreas da Cultura e do Turismo, a Secretaria assumiu os trabalhos com o desafio de organizar o Carnaval de 2017. Para isso, promoveu reuniões com as agremiações carnavalescas, blocos e bandas, propondo uma estrutura planejada e profissional e com o Corpo de Bombeiros, buscando maior segurança para o evento. Paralelamente, colocou em prática outras ações, algumas em conjunto com outras secretarias, como a iluminação e manutenção da Chácara Dona Catarina. Também viabilizou a reinclusão do Município na Associação das Cidades Históricas de Minas e a iniciação dos trâmites para a criação da banda de música municipal. O setor ainda reelegeu a coordenadora da Secretaria de Cultura e Turismo, Vilmara Alves Amorim, para a presidência do Circuito Serras e Cachoeiras.

Na Secretaria de Obras, os servidores fizeram visita técnica em todas as construções em execução, com levantamento do cronograma físico e financeiro para retomada e planejamento de término daquelas que se encontram paralisadas. Com mão de obra da Prefeitura de Cataguases, a Secretaria atuou na reforma do antigo Pronto Socorro Municipal para a instalação do SEMAE. A Secretaria promoveu ainda a reestruturação do setor de convênios com o objetivo de captar recursos e garantir sua correta aplicação.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente também esteve bastante ativa nestes 45 dias da gestão atual, orientando a população quanto às demandas para a execução de procedimentos legais no território público e privado. Entre as atuações da Secretaria estão reuniões nas sedes das Associações de catadores de materiais recicláveis, com o objetivo de conhecer as necessidades que o setor possui, promover sua estruturação e ampliar o Programa Municipal de coleta seletiva.

Foi também realizado encontro com os empreendimentos do ramo de transporte de resíduos de construção civil (caçambeiros), para iniciar os certames de regulamentação do setor na cidade. Já com a Ceipav e a Caixa Econômica Federal para formalização de convênio entre as instituições e a Prefeitura, visando angariar recursos financeiros para contratação de empresa para a elaboração do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente também efetuou melhorias no sistema elétrico do Mercado do Produtor, com o objetivo de reduzir o consumo de energia e reestruturar o regulamento do mesmo.

A mobilidade urbana é uma das áreas em que a administração municipal está atenta. Nesses primeiros dias, os semáforos da cidade foram reativados, com o intuito de melhorar o trânsito, a circulação e segurança dos pedestres.

A Secretaria de Esportes passou a atender mais de 600 pessoas, entre crianças, jovens, adultos e terceira idade com aulas de hidroginástica e natação durante os dias úteis, além da abertura da praça nos finais de semana para a população. O órgão também solicitou a oportunidade de sediar as fases micro regional e regional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg/2017) e dos Jogos do Interior de Minas Gerais (Jimi/2017).

Gestão 2017-2020

Missão: Gerir os recursos e serviços públicos de forma participativa, criativa, moderna e eficiente, em benefício da população cataguasense.

Visão: Ser referência como cidade moderna, inteligente e autossustentável, por proporcionar maior desenvolvimento e bem-estar da população cataguasense.

Valores: Comunicação Eficaz, Confiança, Eficiência, Honestidade, Lealdade, Modernidade, Responsabilidade, Sustentabilidade e Transparência.

Fonte: PMC

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