Procon alerta consumidores sobre golpes recorrentes, incluindo fraudes relacionadas a Pix

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A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) faz um alerta à população sobre os principais golpes aplicados na região e dá dicas de como se prevenir. Os registros envolvem os meios tecnológicos, como SMS contendo links fraudulentos, boletos e sites falsos, PIX e empréstimos.

No primeiro semestre deste ano, foram registradas milhares de ocorrências de crimes cibernéticos, de acordo com a Polícia Civil. As possíveis fraudes envolvem pix, cartão de crédito, transferência bancária, consórcios, divulgação em página falsa, e o mais comum, o golpe do boleto falso. Os dados foram coletados de quinta-feira (21) até quinta-feira (28), e de 10 reclamações, duas envolveram boletos.

No golpe do boleto fraudado, o golpista envia guias por meio do WhatsApp ou e-mail com os dados de recebimento alterados. Portanto, antes de realizar qualquer pagamento, o consumidor precisa certificar se o favorecido do boleto confere com a empresa fornecedora. No momento do pagamento, independentemente do canal utilizado (caixa eletrônico, mobile banking, internet banking etc), serão mostrados os dados do beneficiário (a empresa ou pessoa que receberá o dinheiro). “Se a conta em questão não pertencer ao beneficiário correto, conforme a informação que aparece na tela, o cliente não deve concluir a operação”, explica a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Uma das pessoas que procuraram o Procon após cair em um golpe foi Cleissiele Oliveira. A consumidora navegava pela internet quando se deparou com uma promoção muito vantajosa, cadeira de escritório por R$ 100,00. O layout do site era parecido com o de uma grande empresa de comércio eletrônico. “Eu acabei acreditando que era um site real porque era praticamente igual ao oficial. Realizei a compra e só após pagar o boleto vi que tinha caído em um golpe”, conta Cleissiele, que não se atentou para o fato de só existir uma forma de pagamento no site, que era o boleto.

Os sites falsos oferecem ao consumidor produtos com valores bem abaixo do praticado no mercado, promoções imperdíveis e ofertas muito vantajosas. Por isso, é importante conferir se o site é real, por meio do domínio, onde os golpistas fazem pequenas mudanças no endereço do site. Por exemplo: bancoazul.com.br vira bacnoazul.com.br, mas todo layout da página se parece com o verdadeiro. As empresas disponibilizam várias maneiras do consumidor realizar pagamentos, como: pix, boleto, cartão de crédito e débito.

A Superintendente do Procon, Elisabeth Ribeiro, explica que antes de efetuar as compras, é indicado verificar se os três primeiros números da sequência no boleto correspondem ao código do banco emissor da guia. “O golpista faz sites extremamente semelhantes ao original e isso induz a pessoa ao erro e o consumidor acaba sendo vítima de golpe”.

Outro golpe frequente é o do empréstimo. O criminoso descobre que a vítima precisa de dinheiro, entra em contato se passando por funcionário do banco ou financeira. Ofertam determinadas quantias, mas pedem uma soma antecipada, referente a supostas taxas.

Há também o crime do PIX, que ocorre quando alguém, se fazendo passar por um membro da família ou amigo, manda uma mensagem dizendo que mudou o número de celular, clonando a foto utilizada pela pessoa que está fingindo ser. Diz que precisa de dinheiro para fazer um pagamento com urgência, e que vai devolver no dia seguinte o valor.

Onde recorrer

Se o consumidor for vítima de fraude, independente do tipo, a orientação é fazer um Boletim de Ocorrência na Polícia Militar. Para receber orientações é possível procurar o Procon, tanto pelo Disque Procon 151 ou presencialmente.

Dicas importantes:

– Não compartilhar seus dados pessoais, como usuário e senha via WhatsApp;
– Nunca entregue seu cartão de crédito/débito para motoboys;
– Quando um parente ou conhecido solicitar dinheiro via WhatsApp, ligue para a pessoa, certificando-se que é realmente o parente ou amigo que precisa de ajuda;
– Sempre observe quando pesquisar em sites de busca se a página que está buscando é a correta. Cuidado com os anúncios, geralmente os primeiros sites que aparecem na pesquisa são os fraudulentos;
– Observe ao pagar um boleto todos os dados do beneficiário para ter certeza que está pagando para a pessoa/empresa certa e não para um golpista;
– Desconfie de empresas que não conhece. É possível consultar esses fornecedores no site consumidor.gov.br ou ligando para o Procon, para saber se a empresa em questão tem muitas reclamações junto ao órgão.

Fonte: Prefeitura de Uberlândia

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