Provias conclui metade das obras rodoviárias próximas à divisa de Minas com o Espírito Santo

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O Governo de Minas Gerais, por meio do Provias, tem viabilizado obras fundamentais e históricas para a infraestrutura do estado. São novas estradas pavimentadas, pontes sendo construídas e recuperação de rodovias que mudam a realidade de municípios e pessoas de todas as regiões mineiras.

Na Zona da Mata, apenas nos trechos sob a responsabilidade da unidade regional do DER-MG próximos a Manhumirim, sete empreendimentos contemplam a recuperação de mais de 260 quilômetros de rodovias.

O conjunto de obras nesta região, que está próxima à divisa com o Espírito Santo, representa um volume de investimento de mais de R$ 100 milhões. Dos sete trechos, três já estão concluídos, o que representa 48% dos serviços executados.

Um exemplo é a MG-265, do entroncamento da BR-482, próximo a Carangola, até o perímetro urbano de Divino, que já conta com cerca de 16 quilômetros recuperados e sinalizados. O mesmo ocorre com as obras nos 29,2 quilômetros da MGC-482, entre Carangola e Fervedouro, concluídas no fim de junho.

O DER-MG também finalizou, em março deste ano, as obras de recuperação funcional em 82,5 quilômetros da MG-111, de Ipanema a Manhuaçu, e da AMG-2905, do entroncamento da MG-111 até Simonésia.

Já na LMG-834, entre Caiana e Espera Feliz, e na MG-111, entre Manhumirim e a MGC-482, as obras seguem em processo de recuperação funcional. O mesmo ocorre com o trecho da MG-441 e MG-108, cujos trabalhos já avançaram mais de 90%. Vale lembrar que o DER-MG iniciou, também, a recuperação do trecho de aproximadamente 50 quilômetros da MG-108, entre Lajinha e Mutum.

Benefícios

“O Provias está devolvendo aos moradores desta região a dignidade de circular por estradas mais seguras e com mais acesso a bens e serviços. Estas obras estão dando uma nova dinâmica para a circulação de mercadorias e da produção. Impactos positivos que abrangem tanto questões econômicas, sociais e de saúde”, avalia o diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares.

Segundo o coordenador regional da 29ª URG do DER-MG, em Manhumirim, Marcos Oliveira, as melhorias também favorecem o transporte de cargas, principalmente do setor cafeeiro, responsável pela maior fonte de receitas da região. “Outro benefício está relacionado ao fomento do turismo da região, principalmente nos arredores do Parque Nacional do Caparaó, onde está o Pico da Bandeira”, completa o coordenador.

Comerciante e produtor rural de Lajinha, Walter Nunes afirma que já percebe os benefícios da recuperação das estradas. “Transito pelas rodovias da região todos os dias porque tenho propriedade rural em Durandé e comércio em Lajinha. Vejo que a diferença é muito grande. Foi uma ação importante para melhorar a qualidade de vida da população”, destaca.

O agricultor ressalta, ainda, que os benefícios da revitalização do pavimento dos trechos rodoviários vão muito além do aspecto econômico. “Vai dar mais segurança e conforto para quem precisa ir a consultas médicas em Manhuaçu e Muriaé, por exemplo. Vai ajudar demais”, comemora.

Progresso

Até o momento, foram viabilizados R$ 2,5 bilhões em investimentos que contemplam 122 empreendimentos rodoviários.

Considerado o maior programa de recuperação rodoviária da última década, o pacote de obras Provias tem como objetivo reverter a situação precária em que se encontram muitas rodovias mineiras devido ao baixo investimento realizado por gestões anteriores na manutenção das estradas.

O Provias se divide em dois eixos: recuperação funcional, com objetivo de promover melhorias no pavimento das estradas em pior estado de conservação; e pavimentação e construção de pontes, com foco em viabilizar novas ligações entre importantes regiões de Minas Gerais.

Vale ressaltar que grande parte dos recursos do Provias são oriundos do Termo de Reparação assinado com a Vale em decorrência do rompimento da barragem de Brumadinho, do Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC) firmado entre o Governo de Minas e a Fundação Renova, além de convênios e emendas parlamentares estaduais e federais, parcerias com empresas e convênios com prefeituras.

As obras de recuperação funcional do pavimento na Zona da Mata Mineira compõem o Programa de Reparação Socioeconômica do Termo de Reparação ao rompimento das barragens da Vale, ocorrido no município de Brumadinho, em 25/1/2019, que tirou a vida de 272 pessoas e provocou uma série de danos ambientais, econômicos e sociais.

Pico da Bandeira

O turismo também será impulsionado com a conclusão das obras na região. Isso porque o Pico da Bandeira, o ponto mais alto do Sudeste brasileiro, localizado no encontro dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, está localizado no Parque Nacional do Caparaó.

O local atrai muitos turistas, principalmente durante as férias de inverno, em busca do clima frio e das expedições aos cumes do Pico da Bandeira e do Pico do Cristal.

Fonte: Agência Minas

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