Setor têxtil da Zona da Mata celebra avanço do APL Farol da Mata

Avanço reforça a competitividade das indústrias e o papel do associativismo no desenvolvimento econômico regional

Guia Muriaé no WhatsApp

A Prefeitura de Juiz de Fora sediou, no dia 19 de dezembro, uma solenidade que marcou um importante avanço para o desenvolvimento econômico da Zona da Mata. O evento celebrou a evolução dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) da região, com destaque para a elevação do APL do Vestuário Farol da Mata ao Nível 3 de Maturidade, reconhecimento que evidencia o fortalecimento da governança, da organização produtiva e da atuação conjunta do setor.

A cerimônia reuniu autoridades e lideranças institucionais, entre elas a prefeita Margarida Salomão; o superintendente de micro e pequenas empresas do governo de Minas Gerais, Marco Antônio Mendonça Gaspar; e o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade de Juiz de Fora, Ignacio Delgado, além de representantes de diversos APLs da região. Durante o encontro, foi ressaltada a importância do associativismo como ferramenta estratégica para impulsionar a competitividade, gerar oportunidades e promover o desenvolvimento sustentável.

PUBLICIDADE

Representando o setor do Vestuário, o presidente do Sindicato das Indústrias de Meias de Juiz de Fora (Sindimeias-JF), João Luis Rocha do Amaral, participou da solenidade em nome da líder da governança do APL Farol da Mata, Mariângela Miranda Marcon, também presidente da FIEMG Regional Zona da Mata e do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Juiz de Fora e Governador Valadares e das Malharias de Juiz de Fora (Sindivest JF-GV). Em sua fala, João Amaral destacou a necessidade de união e trabalho contínuo para o fortalecimento do mercado têxtil regional, ressaltando que o reconhecimento alcançado é fruto do empenho coletivo e da atuação integrada entre empresários, entidades representativas e poder público.

O avanço do APL Farol da Mata para o Nível 3 de Maturidade amplia as possibilidades de atuação estratégica do setor, permitindo o desenvolvimento de ações voltadas ao aumento da competitividade das empresas, à atração de fornecedores de insumos, à realização de compras coletivas e à abertura de novos mercados, inclusive no cenário internacional. De acordo com Marco Antônio Mendonça Gaspar, a evolução demonstra o impacto positivo do trabalho conjunto e da articulação entre os atores envolvidos.

PUBLICIDADE

Durante a solenidade, o secretário Ignacio Delgado e a prefeita Margarida Salomão reforçaram que o fortalecimento dos APLs está alinhado às políticas públicas de desenvolvimento econômico do município e do Estado. A prefeita ressaltou a relevância histórica do setor de confecções para Juiz de Fora e reafirmou o compromisso da administração municipal em apoiar iniciativas que valorizem as vocações produtivas locais e promovam o crescimento sustentável.

Além da consolidação do APL do Vestuário Farol da Mata, o evento também marcou o reconhecimento do APL da Charcutaria da Zona da Mata e a revalidação do APL do Queijo Minas Caminho Novo, evidenciando um cenário positivo de fortalecimento do associativismo produtivo e das cadeias econômicas regionais.

PUBLICIDADE

Fonte: FIEMG

PUBLICIDADE

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://chat.whatsapp.com/LBu6cVNDWOC2J6KnG3gHlF
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Guia Muriaé no WhatsApp

Guia Muriaé

Há 15 anos com a maior cobertura de Muriaé e região! Informação de qualidade e com seriedade, com atualizações diárias. Vamos muito além de notícias policiais, aqui você se informa com novidades relacionadas a concursos, vagas de emprego, saúde, entretenimento, política e esportes. Siga nossas redes para receber nossas atualizações!

Você viu?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo