Sistema FAEMG faz parceria de sucesso com a APAC em Viçosa

Guia Muriaé no WhatsApp

O Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos e o Sindicato dos Produtores Rurais de Viçosa são parceiros da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) em Viçosa desde 2018. Diversos treinamentos já foram realizados na instituição principalmente com o objetivo de auxiliar no funcionamento da marcenaria, da horta, da cozinha e da padaria que fazem parte da estrutura da APAC no município.


“Nós não temos profissionais contratados para essas atividades, e com os cursos os próprios recuperandos ficam aptos a trabalhar aqui”, relatou Thiago Duarte Cardoso Silva, assistente social da APAC

O último treinamento feito pelos recuperandos foi o de Fabricação de Doce de leite, ministrado pela instrutora Hiasmyne Silva de Medeiros. A turma engajada já está vendendo o produto. A comercialização acontece na própria instituição para visitantes, colaboradores e outros interessados. Todo o lucro é dividido entre os recuperandos que participam da produção.

Paulo César Salgado, um dos alunos do curso, destacou que as aulas práticas e simples o motivaram a continuar fazendo as receitas depois da formação. “Superou nossas expectativas! As receitas são de fácil preparo e nos inspiram a empreender. Todos os recuperandos estão empenhados e entusiasmados a produzir essas delícias para consumo próprio e para sustentação financeira”, declarou.

Educação e qualificação

Thiago Duarte Cardoso Silva, assistente social da APAC explicou que a metodologia da entidade foca na valorização do ser humano e na sua capacidade de recuperação. Para isso, eles investem na formação pessoal e profissional dos recuperandos e na educação.

Os 44 recuperandos que atualmente cumprem suas penas na APAC de Viçosa têm acesso à formação escolar até o ensino médio oferecido dentro da instituição por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) disponibilizado pelo Estado, e ao ensino superior, por uma parceria. Os cursos oferecidos pelo Sistema FAEMG também são uma alternativa para aqueles que querem aprender uma profissão e desenvolver novas habilidades úteis para o presente e o futuro fora da APAC.

“Nós queremos mostrar a eles que existem muitas possibilidades. “Os cursos de SENAR são acessíveis a todos e oferecem novas perspectivas a eles. Já recebemos diversos relatos de ex-recuperandos que seguiram usando o conhecimento dos treinamentos com suas famílias e como fonte de renda”, disse Thiago.

“Essa parceria é especialmente importante porque sabemos que ela contribui para a reinserção das pessoas no mercado de trabalho. Com qualificação eles podem ter melhores oportunidades após a recuperação”, ressaltou a mobilizadora do Sindicato de Viçosa, Mirivone da Silveira Roberto.

Para o futuro

Em breve Viçosa terá uma unidade modelo da APAC construída em parceria com o Ministério da Justiça. Segundo Thiago, a nova sede possibilitará o atendimento de 198 recuperandos e a área terá espaço para criação de pequenos animais e plantios.

“Os cursos do SENAR continuarão sendo muito úteis nesse novo espaço. Os recuperandos terão mais oportunidades de trabalhar cultivando o próprio alimento, e aprenderão a fazer isso da maneira correta”, concluiu.

Fonte: FIEMG

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo