Vereador de Senhora de Oliveira acusado de crimes ambientais e contra as relações de consumo é preso

Guia Muriaé no WhatsApp

O vereador do município de Senhora de Oliveira João Celso Pereira foi preso na manhã de hoje, 12 de dezembro, depois que a Justiça acatou o pedido de prisão preventiva feito pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).


Denunciado por associação criminosa, desobediência, maus-tratos a animais, funcionamento de empreendimento sem licença ambiental e crimes contra as relações de consumo, o vereador já tinha tido a prisão preventiva decretada em agosto, mas conseguiu a revogação por meio de habeas corpus impetrado no STJ.

O novo pedido de prisão foi feito pelo MPMG em razão do surgimento de novos fatos e novas provas colhidas no decorrer da investigação, demonstrando que o acusado continuou a praticar crimes mesmo após a decretação da prisão em agosto.

A decisão judicial, do dia 4 de dezembro, afirma que “existindo nos autos fortes indícios de autoria e estando comprovada a materialidade delitiva, a prisão preventiva, medida de exceção, se faz necessária para garantia da ordem e da saúde pública”. E ainda que está “demonstrada a necessidade da prisão preventiva em razão dos novos fatos demonstrados, os quais revelam fortes indícios de associação criminosa envolvendo o acusado, sua filha e sua esposa”.

A Justiça também atendeu ao pedido do MPMG para afastar a filha do acusado do exercício da função de fiscal da Vigilância Sanitária, por 180 dias. Segundo a denúncia, ela se valeu do cargo público para beneficiar os pais na empreitada criminosa, omitindo-se quanto à adequada fiscalização dos estabelecimentos que comercializam carnes. A decisão aponta que o afastamento da servidora do respectivo cargo, para apuração da prática de delito, se dá no interesse da Administração Pública, uma vez que o cargo público exercido por ela é incompatível com o ilícito penal supostamente praticado.

Nº: 5001815-35.2023.8.13.0508

Fonte: MPMG

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo