Viçosa decreta situação de alerta devido a casos de Dengue

Guia Muriaé no WhatsApp

O prefeito de Viçosa, Ângelo Chequer, declarou, nessa quinta-feira (25), por meio do Decreto 5.321/2019, Estado de Situação de Alerta em razão da confirmação das doenças infecciosas viras: dengue, chikungunya e zika.

De janeiro a abril deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde foi notificada da ocorrência de 81 casos de dengue, desses 31 foram confirmados, 2 descartados e 48 estão em investigação. Também foram confirmados 2 casos de chikungunya.

Além disso, o Relatório Técnico da Vigilância em Saúde do Setor de Vigilância Ambiental, o LIRAa (Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti) e o relatório de notificações (SINAN) aponta infestação em vários pontos da cidade como: Amoras, São José, Barrinha, Santo Antônio, São Sebastião, Centro, Nova Viçosa, Cachoeira de Santa Cruz e Novo Silvestre.

A partir do decreto, a Secretaria de Saúde fica autorizada a realizar uma série de medidas como a suspensão de férias de agentes comunitários, remanejo de profissionais e a instalação de pontos de referência. As unidades de referência de saúde serão as Unidades Básica de Saúde dos bairros Barrinha, Bom Jesus, São José do Triunfo, Nova Viçosa e Policlínica, devendo as demais UBSs realizar diagnostico prévio (prova do laço, solicitação de sorologia/ hemograma conforme critério clinico); e após confirmação, caso necessário, encaminhar os pacientes às unidades de referências (hidratação); e em caso de diagnóstico grave, encaminhar diretamente às unidades hospitalares.

Ações da Prefeitura de Viçosa

A Prefeitura de Viçosa realiza continuamente o combate a essas doenças. Os agentes comunitários fazem visitação nas casas e o controle dos criadores. Em abril, a prefeitura reforçou o combate ao mosquito atuando com aplicação de inseticida Ultra Baixo Volume (UBV), utilizado para controle do vetor Aedes aegypti, a um raio de 300 metros dos casos notificados.

A Prefeitura de Viçosa pede que os moradores ajudem a eliminar os focos do Aedes Aegypti e a impedir o avanço da doença.

Fonte: PMV

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo