Viçosa é a única cidade mineira com mais de 50 mil habitantes sem óbito por Covid-19

Guia Muriaé no WhatsApp

Entre as cidades mineiras com mais de 50 mil habitantes, Viçosa é a única que não teve registro de mortes por Covid-19. O dado está atualizado com informações coletadas até sexta-feira (31). O município também está na lista das quatro cidades de Minas Gerais, com a mesma faixa populacional, que possuem menos casos confirmados da doença.

Segundo análise do Consultor Financeiro, Henrique Dantas, entre as cidades com mais de 50 mil habitantes no Brasil, Viçosa está entre as 4 que não registraram óbitos em decorrência da doença. Morador de São Paulo, ele afirma que utilizou dados fornecidos pelo Ministério da Saúde. A tabela foi divulgada em seu perfil pessoal do instagram (@henriquedc): “Parabéns pelo trabalho aí [..] Sempre um prazer poder divulgar boas notícias!” respondeu Henrique, durante apuração para checagem de dados feita pela equipe da Assessoria de Imprensa da PMV.

O índice de testagem de Viçosa aumentou. Até hoje, foram aplicados 3.552 testes. Considerando grupos populacionais, Viçosa oferece 450 testes para cada 10 mil habitantes. Um índice 12,8 vezes maior que a média de Minas Gerais, que aplica 35,6 testes para cada 10 mil pessoas.

Balanço do mês de julho

Os dados consolidados do mês de julho revelam que Viçosa registrou novo recorde de casos de Covid-19. Foram 90 novos casos positivos da doença. Em junho foram 38 e em maio, 18. Os 3 primeiros casos foram identificados em abril.

Hoje, são 149 casos confirmados. Conforme os boletins epidemiológicos, a média de novos casos por semana subiu de 9,5 em junho para 18,2 em julho. Na semana entre os dias 27/06 e 03/07 foram 12 novos casos. Na semana seguinte, aumentou para 28 e, na sequência, 12 novamente. Na semana passada foram 20 novos casos e, nesta última semana, 19 pessoas testaram positivo.

Para o secretário de saúde, Marcus Schitini, o município está passando pelo pico da pandemia em Minas evitando o colapso do sistema de saúde. Segundo ele, a perspectiva para o mês de agosto ainda é de um número alto de casos, o que demanda a continuidade dos cuidados por parte da população, como uso de máscara, respeito ao rodízio de CPF e, especialmente, evitar o deslocamento para cidades vizinhas. “Os próximos passos serão focados na ampliação das ações de rastreio e controle do vírus”, afirma o secretário.

Dois novos casos confirmados nesta sexta-feira (31)

A Vigilância epidemiológica confirmou mais dois casos de Covid-19 nesta sexta no município. Um homem de 43 anos apresentou sintomas como dores musculares, dor de cabeça e perda do paladar. O resultado do teste PCR foi positivo. Outro homem, de 40 anos, que havia apresentado alguns sintomas como coriza e fadiga, fez teste rápido e o resultado foi IgM positivo.

Segundo o boletim atualizado, são 39 casos ativos e 110 casos curados. Da ocupação hospitalar, 5 leitos clínicos estão ocupados por pacientes investigados e 1 ocupado por paciente confirmado. São 5 pacientes de Porto Firme nos hospitais, 4 em UTI e 1 em leito clínico. O município possui 43 leitos clínicos e 13 UTIs disponíveis.

Fonte: PMV

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo