Estoques baixos de sangue mobilizam Fundação Cristiano Varella antes do Carnaval
Com a aproximação das festividades de Carnaval, período em que a demanda por transfusões sanguíneas costuma aumentar, e diante dos estoques em baixa na Hemominas, a Fundação Cristiano Varella faz um chamado à solidariedade e convida as pessoas a se tornarem doadoras de sangue.
Somente na instituição, são realizadas, em média, 800 transfusões por mês. Em 2025, mais de mil pacientes foram beneficiados graças à doação voluntária, porque além das transfusões, o sangue doado é separado em hemocomponentes, como hemácias, plaquetas e plasma, e podem ser utilizados em diversos procedimentos, ampliando ainda mais o impacto de cada doação.
Em Muriaé, as doações acontecem todas as quartas-feiras, no Hospital Prontocor, das 7h30 às 12h30. No momento da doação, é importante informar que ela está sendo feita em nome do Hospital do Câncer de Muriaé, da Fundação Cristiano Varella.
Os interessados podem agendar pelo telefone (32) 3729-1280, escolhendo o melhor horário, mas o agendamento não é obrigatório.
O que é preciso para se tornar um doador?
Estar em boa saúde
Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam de autorização do responsável)
Pesar mais de 50 kg
Não ter feito tatuagem nos últimos 6 meses
Ter dormido bem na noite anterior
Estar bem alimentado (se após o almoço, aguardar pelo menos 3 horas)
Pessoas com mais de 61 anos só podem doar se já tiverem doado antes dessa idade
O que levar no dia
* É necessário apresentar documento original com foto (RG, CNH ou carteira de trabalho).
* Menores de idade devem levar autorização assinada pelo responsável, disponível no site da Hemominas, além de cópia do documento de identidade do responsável. A assinatura deve ser igual à do documento.
Para mais informações ligue (32) 3729-7079 ou acesse hemominas.mg.gov.br.
Fonte: FCV










