Governo alerta para a importância do diagnóstico precoce e tratamento imediato da hanseníase

Guia Muriaé no WhatsApp

Doença, que acomete milhares de brasileiros, tem cura

Em Minas Gerais foram notificados 1.349 novos casos de hanseníase no ano passado. Deste total, 12,3% dos casos foram diagnosticados com deformidade decorrente do avanço da doença.

Porém, a hanseníase tem tratamento e cura. A doença pode causar incapacidades físicas, mas que podem ser evitadas com o diagnóstico precoce e o tratamento imediato, disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). O tratamento, gratuito e eficaz, pode durar de seis a doze meses.

Os medicamentos devem ser tomados todos os dias em casa e uma vez por mês no serviço de saúde. Também fazem parte do tratamento exercícios para prevenir as incapacidades físicas, além de orientações da equipe de saúde da família.

A divulgação dos sinais e sintomas da hanseníase é uma importante arma no combate à doença. “Nos últimos cinco anos, foram diagnosticados cerca de dois mil novos casos. Em 2010, foram 1.524, dos quais 4,1% (63) foram em menores de 15 anos. O acometimento de jovens pressupõe a presença de adultos doentes sem diagnóstico e tratamento, convivendo e transmitindo a hanseníase para crianças e adolescentes”, explica a coordenadora Estadual de Dermatologia Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Ana Regina Coelho de Andrade.

De acordo com Ana Regina, os casos de hanseníase estão distribuídos por todo o Estado, mas a situação merece maior atenção na divisa com a Bahia, Espírito Santo, Goiás e Distrito Federal.

Para impulsionar o combate à hanseníase, o Ministério da Saúde lançou o Plano Integrado de Ações Estratégicas para Enfrentamento das Doenças em Eliminação. O plano está focado nas atividades de busca ativa de casos e oferta de tratamento para este grupo de doenças.

O Ministério da Saúde também disponibilizou recursos de R$ 25 milhões para 796 municípios prioritários, com a maior carga para a hanseníase, tracoma, geohelmintíases e esquistossomose.

Sobre a doença

A hanseníase é uma doença infecciosa e atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é longo e varia de dois a cinco anos. É importante que, ao perceber algum sinal, a pessoa com suspeita de hanseníase não se automedique e procure imediatamente um serviço de saúde.

É preciso observar manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo e em áreas da pele. São manchas que não causam coceira, mas que produzem a sensação de formigamento, ficando dormentes, com diminuição ou ausência de dor, da sensibilidade ao calor, frio e toque.

Contra o preconceito

Do dia 23 a 27 de janeiro, a Casa de Saúde Santa Izabel participou das festividades do 20º Concerto contra o Preconceito, promovido pela Fundação Artístico Cultural de Betim (Funarbe) e prefeitura municipal do município, com o apoio do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Mohran) e da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig).

A programação do evento contou com várias atrações musicais, seminário, exposição fotográfica e passeio ciclístico.

Fonte: Agência Minas

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo