Muriaé e demais municípios da Zona da Mata terão programa contra Obesidade

Guia Muriaé no WhatsApp

Programa contra Obesidade do Governo de Minas

Promover entre os adolescentes com sobrepeso a mudança de hábito e o aumento da prática de atividades físicas. Este é o objetivo do novo programa do Governo de Minas “Geração Saúde”, lançado nesta quinta-feira, 20, e que deverá atuar em 99 municípios mineiros, sendo 15 da Zona da Mata.

A previsão é de que sejam atendidos Astolfo Dutra, Bicas, Carangola, Cataguases, Itamarati de Minas, Jequeri, Leopoldina, Manhuaçu, Manhumirim, Miraí, Muriaé, Pirapetinga, Ponte Nova, Viçosa e Visconde do Rio Branco. O Sistema de Vigilância Almentar e Nutricional (Sisvan) da Secretaria de Estado da Saúde possui cadastrados , na Zona da Mata, 2.125 jovens com sobrepeso e 802 já considerados obesos.

Por meio do programa, o Estado vai credenciar academias para a prática de exercícios e garantir o acompanhamento pelas equipes do Programa Saúde da Família (PSF) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Deverão ser investidos cerca de R$10 milhões para a implantação da iniciativa e os jovens participantes receberão orientação nutricional e de atividades físicas regularmente, visando à redução das consequências que o sobrepeso pode causar.

De acordo com o Ministério da Saúde, as doenças como diabetes, hipertensão, câncer e doenças cardiovasculares constituem um grave problema de saúde pública. Ainda segundo o Ministério da Saúde, as doenças crônicas são as principais responsáveis pela mortalidade no mundo, representando 60% de todas as mortes e nas últimas décadas tornaram-se as principais causas de óbito e incapacidade prematura.

O Geração Saúde será coordenado pelas Secretaria de Estado da Saúde e a de Esportes e da Juventude.

Fonte: Agência Minas, transcrito do Jornal Leopoldinense Online

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo