Home / Notícias / Saúde e Bem-Estar / Muriaé sai do estágio de alarme e passa para o de vigilância quanto à meningite

Muriaé sai do estágio de alarme e passa para o de vigilância quanto à meningite

A Prefeitura de Muriaé, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em consonância com o Centro de Epidemiologia e Serviço de Infectologia do município, informa que a cidade saiu do estágio de alarme para o de vigilância quanto à meningite.

Segundo o médico infectologista do Setor de Epidemiologia da SMS, Dr. Daniel Licy, não há até o momento novos casos suspeitos ou confirmados de qualquer natureza da doença em Muriaé, nem de manifestação similar em qualquer dos contatos do caso índice.

Após passado o período de atenção, a SMS ficará em vigilância por um período de até 60 dias após o diagnóstico, através dos órgãos pertinentes de notificação e vigilância.




No dia 21 de agosto, uma menina de 3 anos faleceu devido a uma meningite do tipo haemophilos influenzae, uma infecção bacteriana aguda das meninges. Este foi um caso raro na cidade, e desde então a Secretaria Municipal de Saúde adotou todas as medidas cabíveis, conforme preconiza o Ministério da Saúde, para conter a proliferação da doença.

Além disso, ministrou a quimioprofilaxia por rifampicina – procedimento indicado para contactantes íntimos – a familiares, crianças colegas de sala e outras pessoas que tiveram contato próximo à menina.

O secretário Municipal de Saúde, Paulo César de Oliveira, parabeniza toda a equipe da SMS pelo trabalho realizado durante este período e agradece mais uma vez apoio e empenho da escola onde a menina estudava.




Fonte: PMM




Confira também

Centro de Saúde da Mulher e da Criança passa a oferecer testes do Pezinho e da Orelhinha

O Centro de Saúde da Mulher e da Criança está oferecendo dois importantes exames para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *