Home / Notícias / Saúde e Bem-Estar / Prefeitura de Muriaé participa do Outubro Rosa com exames e mutirões

Prefeitura de Muriaé participa do Outubro Rosa com exames e mutirões

A Prefeitura de Muriaé também aderiu à Campanha Outubro Rosa, que acontece em todo o país com o objetivo de conscientizar a população feminina sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Em Muriaé, além da luta contra a doença, a campanha tem foco também no combate ao câncer de colo de útero. “São temas que vêm sendo tratados com ênfase junto à população em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade”, afirma o coordenador dos programas de atenção básica, Felipe Barbosa Souza.

De acordo com ele, mulheres com idade entre 45 e 69 anos – a faixa etária mais propícia ao câncer, segundo o Ministério da Saúde – podem retirar a requisição para a mamografia em todas as UBSs e, posteriormente, comparecer às instituições conveniadas para a realização gratuita do exame.




Já o exame citopatológico, que possibilita o diagnóstico do câncer de colo de útero, pode ser feito também gratuitamente, de segunda a sexta-feira, nos postos de saúde. Nos dias 5 e 19 de outubro, dois sábados, 21 UBSs abrirão suas portas para a realização dos mutirões de combate à doença. “A ação é destinada prioritariamente a mulheres com idade entre 25 e 64 anos, sendo necessário apenas fazer o agendamento prévio na unidade mais próxima”, informa Felipe.

No dia 5, as UBSs Aeroporto, Boa Família/Macuco, Cerâmica, Dornelas, Franco Suíço, Gaspar, Itamuri, Joanópolis e São Cristóvão realizarão os mutirões; duas semanas depois, no dia 19, será a vez dos postos dos Barra II, Cardoso de Melo, Inconfidência, Padre Tiago, Planalto, Primavera, Santana, Santa Terezinha, Santo Antônio, São Francisco, São Gotardo e São Pedro.

Vale lembrar que, também em 19 de outubro, a equipe profissional da Secretaria Municipal de Saúde estará na Praça João Pinheiro, com tendas para aferição de pressão arterial, glicemia capilar e distribuição de panfletos informativos relacionados ao combate ao câncer de mama e de colo de útero.

Fonte: Prefeitura de Muriaé

Confira também

Profissionais da Saúde são capacitados sobre cuidados nutricionais em pacientes com feridas

Enfermeiros e nutricionistas que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Muriaé foram capacitados …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *