Profissionais de Saúde Bucal participam de treinamento com dentista renomado no país

Guia Muriaé no WhatsApp

Em comemoração ao Dia do Dentista, lembrado em 25 de outubro, cirurgiões-dentistas e auxiliares de saúde bucal que atuam nas unidades de saúde de Muriaé participaram do curso sobre socorro básico na clínica odontológica com o renomado especialista Ivan Haidamus. O treinamento aconteceu na quarta e quinta-feira (23 e 24), no Centro Universitário Unifaminas.

Nos dois dias de evento, Ivan ministrou aulas teóricas e práticas com simulações de situações emergenciais durante procedimentos no consultório, como desmaios, arritmias cardíacas, choque anafilático, entre outros, além do atendimento a pacientes com doenças crônicas. Alunos de Odontologia do Centro Universitário também participaram das palestras.

“Acho esta iniciativa muito importante, pois os profissionais que atuam pela Prefeitura atendem pessoas de todos os perfis, como diabéticos e cardiopatas, e isso gera uma preocupação maior para o dentista. A parte estética na Odontologia é muito importante, porém o atendimento ao paciente com doenças e com emergências médicas é mais ligada à população como um todo”, conta o especialista, que é autor de diversos livros e ministra palestras em todo país sobre o tema.

A coordenadora de Saúde Bucal, Simone Lacerda Goulart, conta que o curso inovador em Muriaé teve o objetivo de capacitar os profissionais para melhor atendimento aos pacientes. “Os cirurgiões-dentistas e seus auxiliares têm que estar preparados para situações como convulsão, processo alérgico, hemorragia, entre outros. São intercorrências indesejáveis, mas que acontecem, e, que, ao acontecerem, temos que ter um preparo básico até que o paciente seja encaminhado ao hospital ou socorrido pelo Samu”, diz.

Simone lembra que uma cirurgia dentária é um procedimento cirúrgico de risco como outra qualquer e que, por isso, requer atenção, conhecimento e segurança. “Por isso, esse profissional tem que ser cada vez mais valorizado e capacitado. A nossa preocupação é oferecer ao nosso profissional a qualificação para atender melhor os nossos pacientes da Atenção Básica e Atenção Média”, completa a coordenadora de Saúde Bucal.

O curso é uma realização da Prefeitura de Muriaé, através da Secretaria Municipal de Saúde/Setor de Saúde Bucal, em parceria com o Unifaminas e Conselho Regional de Odontologia.

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo