Rede Urgência e Emergência organiza atendimento em 94 municípios mineiros

Guia Muriaé no WhatsApp

O secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, ressaltou a importância do modelo organizado em rede

Na sexta-feira (15) foi iniciada em Juiz de Fora, na Zona da Mata, a implantação da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião Sudeste. A rede será gerenciada pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisdeste) e vai organizar o atendimento de urgência e emergência dos 94 municípios da macrorregião.

Com a criação da rede, a população estimada em 1.568.147 milhão de pessoas passará a contar com 38 unidades do Samu (192). Destas, 30 são Unidades de Suporte Básico e oito são Unidades de Suporte Avançado.

O secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, ressaltou a importância do modelo organizado em rede. “Com esse modelo, a lógica passa a ser organizada com fluxos e linguagem pré-definidos. Hoje estamos presenciando uma virada de página na urgência e emergência”, destacou.

O secretário citou também os investimentos que têm sido feitos na área. “Estamos investindo 30 milhões para melhorar os pronto-atendimentos. Além disso, vamos construir mais 105 unidades básicas de saúde, que no desenho da rede também funcionam como pontos de atenção às condições agudas”, ressalta.

O prefeito de Juiz de Fora, Bruno Siqueira, ressaltou a importância desse momento de validação da rede. “É essencial atuarmos em conjunto para buscar melhorias no atendimento”. Já o presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Mauro Junqueira, também afirmou a importância desse momento. “Esse projeto é totalmente inovador. O Cosems é parceiro nessa iniciativa. É essencial estar ao lado do paciente quando ele precisa”, afirma.

O coordenador regional das Promotorias de Justiça e Defesa da Saúde da Macrorregião Sanitária Sudeste, Rodrigo Ferreira de Barros, destacou a parceria do Ministério Público nessa empreitada. “É importante essa conscientização sobre o fato da Urgência e Emergência não envolver somente o hospital. Nesse sentido, é essencial a implantação do protocolo de Manchester em todos os níveis”.

O secretário executivo do Conselho Municipal de Saúde de Juiz de Fora, Jorge Ramos, citou a promoção de consórcios de saúde como política do Plano Estadual de Saúde e também ressaltou a parceria. “Essa união de co-responsabilidade, entre diversas esferas, só vem a somar e trazer um tempo de resposta mais imediato. Tenho um olhar muito positivo na organização da rede, pois nos tornamos um por todos e todos por um”, disse.

“Esse sistema é complexo, e totalmente dependente dos outros pontos de atenção. Temos que observar que os casos de baixo risco têm de ser atendidos nos outros pontos, por isso a rede tem que ser bem planejada e eficiente”, explica o coordenador estadual da Urgência e Emergência, Rasível dos Reis.

Fonte: Agência Brasil

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo