Saúde da mulher: saiba mais sobre a menopausa

Guia Muriaé no WhatsApp

Ondas de calor, alterações no humor, insônia e secura vaginal são alguns dos sintomas do climatério, fase em que ocorre o final do ciclo reprodutivo da mulher e é marcado pela última menstruação (menopausa). Em geral, o período começa a partir dos 45 anos.


Compreender melhor as alterações que acontecem no corpo feminino pode ajudar a encarar este momento com mais tranquilidade. A coordenadora Geral da Saúde das Mulheres do Ministério da Saúde, Esther Vilela, reforça que esta é uma fase pela qual todas as mulheres irão passar. “A questão principal é como as mulheres lidam com esta etapa. A postura assertiva do profissional de saúde da saúde é muito importante para ampliar a confiança e a receptividade da mulher a menopausa amenizando assim os sintomas. Tem que deixar claro que o climatério não é uma doença, e, sim, uma fase natural”, explica Esther Vilela.

A alimentação saudável, prática de atividades físicas e uma vida sexual ativa e prazerosa contribuem para aliviar os sintomas associados à menopausa. O Ministério da Saúde também recomenda medicamentos fitoterápicos, como a isoflavona, que está na lista do Sistema Único de Saúde (SUS) e atua como um fitoestrógeno (hormônio que sofre notável queda no período do climatério) e contribui para a manutenção do equilíbrio hormonal.

Fonte: Agência Saúde

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo