Secretaria de Estado de Saúde dá sete dicas para uma viagem saudável

Guia Muriaé no WhatsApp

As férias são o período do ano mais esperado por todos. Apesar de ser um momento oportuno para descansar, passar um tempo com a família e conhecer novos lugares, é preciso estar atento às medidas preventivas a fim de garantir um lazer com saúde. Gripe, queimaduras, intoxicação alimentar e desidratação tornam-se frequentes neste período, por isso alguns cuidados são imprescindíveis para curtir o descanso com tranquilidade. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) elaborou uma lista com sete dicas que irão ajudar você a se prevenir durante sua temporada de férias.

1. Tenha um kit de primeiro socorros. Alguns itens importantes como repelente, protetor solar, termômetro, curativos básicos, gaze, micropore e antisséptico não podem faltar. Além disso, se você utiliza algum medicamento de uso pessoal, especialmente os controlados, não se esqueça de levar sempre uma receita médica.

2. Na hora das refeições, observe as condições do local onde o alimento está sendo preparado, exposto e servido. Restaurantes ou lanchonetes devem estar organizados e limpos para evitar a aproximação de insetos, roedores e até de animais domésticos. O lixo precisa estar tampado e em local próprio.

3. Usar filtro solar e evitar a exposição ao sol das 10h às 16h são medidas importantes para a proteção contra os raios ultravioletas (UV), tanto na praia como na montanha, no inverno ou no verão. O filtro solar deve ser aplicado trinta minutos antes de se expor ao sol e reaplicado a cada duas horas.

4. Beber bastante água é importante para evitar a desidratação.

5. Entre as principais doenças transmitidas por ingestão de água e alimentos contaminados por bactérias ou parasitas, destacam-se: diarréia do viajante, hepatite A, verminoses, cólera, febre tifóide e toxoplasmose. Entre os principais cuidados para prevenir estas doenças, o viajante deve: Usar somente líquidos engarrafados ou enlatados abertos na hora do consumo; Escovar os dentes somente com água tratada ou mineral; Não ingerir sucos naturais ou outras bebidas com gelo; Preferir alimentos assados ou cozidos; Preferir frutas que podem ser descascadas; Lavar as mãos antes e após o preparo de alimentos; Tomar a primeira dose da vacina para a hepatite A com duas semanas de antecedência; Não ingerir carnes cruas ou mal assadas; Evitar alimentos produzidos com ovos crus, como maionese e mouses; Cuidado especial na escolha de peixes e frutos do mar

6. O turista deve estar atento às doenças comuns ou notificadas na área visitada e se informar sobre a possível necessidade de ser vacinado. Os sintomas da febre amarela, dengue e malária, por exemplo, são parecidos. Qualquer manifestação de anormalidade clínica, como dores no corpo e febre, deve ser comunicada ao médico e também à autoridade sanitária e à tripulação do voo ou de outro meio de transporte para o controle epidemiológico.

7. Entre as principais doenças transmitidas por picadas de mosquitos destacam-se: malária, dengue, febre amarela, febre chikungunya e leishmaniose. A principal medida preventiva dessas doenças é evitar a picada de mosquitos, o que pode ser feito através de medidas como: Evitar os períodos de circulação dos mosquitos- início da manhã e final da tarde; utilizar roupas claras, de mangas longas, calças compridas, camisetas/camisas dentro das calças e meias sobre as calças e botas; usar repelente à base de pemetrina em roupas, sapatos, redes, material de camping, repetindo a cada cinco lavagens; usar repelente na pele à base de DEET, repetindo sua aplicação a cada 4 horas, evitando contatos com olhos e mucosas; crianças não devem aplicar repelente sem acompanhamento de um adulto.

Fonte: Agência Minas

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo