STF derruba lei contra linguagem neutra em escolas e na administração pública em Muriaé

Corte reafirma competência da União sobre regras do idioma

Guia Muriaé no WhatsApp

O Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou leis de Porto Alegre (RS), São Gonçalo (RJ) e Muriaé (MG) que proibiam o uso da linguagem neutra em escolas e repartições públicas municipais. A decisão foi tomada em sessão virtual encerrada na quinta-feira, 24 de abril, com formação de maioria pela inconstitucionalidade das normas locais.

O relator, ministro André Mendonça, destacou que legislações como essas usurpam a competência da União, responsável por estabelecer diretrizes oficiais para o uso da língua portuguesa. A posição de Mendonça foi seguida pela maioria da corte. Os ministros Kássio Nunes Marques e Cristiano Zanin divergiram parcialmente, defendendo a invalidação apenas de trechos específicos das leis.

PUBLICIDADE

“O STF tem reiterado a inconstitucionalidade de normas estaduais e municipais que tentam proibir ou impor o uso da linguagem neutra”, afirmou Mendonça.

As ações julgadas integram um conjunto de 18 processos movidos por entidades como a Aliança Nacional LGBTI+ e a Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas, que argumentam que as proibições violam a liberdade de expressão, o direito à educação e os direitos da população LGBT+.

PUBLICIDADE

A linguagem neutra propõe o uso de termos que não estejam atrelados ao gênero masculino ou feminino, buscando incluir pessoas com identidades de gênero diversas.

Fonte: Guia Muriaé, com informações da Veja

PUBLICIDADE

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://chat.whatsapp.com/LBu6cVNDWOC2J6KnG3gHlF
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Guia Muriaé no WhatsApp

Guia Muriaé

Há 15 anos com a maior cobertura de Muriaé e região! Informação de qualidade e com seriedade, com atualizações diárias. Vamos muito além de notícias policiais, aqui você se informa com novidades relacionadas a concursos, vagas de emprego, saúde, entretenimento, política e esportes. Siga nossas redes para receber nossas atualizações!

Você viu?

Um Comentário

  1. Seria muito bom se a justiça também derrubasse a Lei Municipal n° 5.915/2019 que instituiu o PLANO DIRETOR DE MURIAÉ 2018-2028 – um planejamento estratégico que, contrariando princípios constitucionais, não prioriza as classes marginalizadas nem foi elaborado – nem está sendo executado e fiscalizado – com ampla PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO e de associações representativas dos vários segmentos da comunidade, conforme determina a Lei n° 10.257/2001, denominada Estatuto da Cidade.
    LEIA MAIS
    https://drive.google.com/file/d/1McgK3LHu5an85E2lWzZtS3QwZ9FCdUAv/view?usp=drivesdk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo