Como tirar seus documentos



Carteira de identidade (RG)

1ª via

Menor de idade: certidão de nascimento (original + 1 cópia simples); 2 fotos 3×4 recentes (fundo branco e sem data); formulário fornecido e preenchido pelo órgão competente em sua cidade.

Maior de idade: certidão de nascimento ou casamento (original + 1 cópia simples); 2 fotos 3×4 recentes (fundo branco e sem data); formulário fornecido e preenchido pelo órgão competente em sua cidade.

2ª via

Certidão de nascimento ou casamento (original + 1 cópia simples); 2 fotos 3×4 recentes (fundo branco e sem data); formulário fornecido e preenchido pelo órgão competente em sua cidade; número do RG, se possuir.

Título eleitoral

Documentos necessários: De posse do seu RG (original) e comprovante de residência (conta de água, luz, etc), procure uma Zona Eleitoral mais próxima de sua residência.

O título de eleitor é obrigatório para quem completar 18 anos de idade e opcional para cidadãos entre 16 e 17 anos e acima de 70 anos. Para mais informações, ligar para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Em Muriaé o Cartório Eleitoral funciona das 12 às 18 horas, no Fórum Tabelião Pacheco de Medeiros na Rua Artur Bernardes, 123, Centro.

 

Cadastro de Pessoas Físicas (CPF)

1. Para maiores de 16 anos e brasileiro, os documentos são: RG (original) e Título de Eleitor. O atendimento é feito em qualquer agência dos Correios.

2. Para maiores de 15 anos ou estrangeiros, os documentos são: RG (original) e carteira de trabalho. O atendimento é feito nas agências da Receita Federal.

 

 

Carteira de trabalho

1ª via

Menor de idade: RG ou Certidão de Nascimento ou Casamento (original); uma foto 3×4 colorida e recente (sem data e com fundo branco).

2ª via

RG (original), uma foto 3×4 colorida e recente (sem data e com fundo branco), CTPS original ou qualquer documento em que conste o número da mesma.

Locais de atendimento: Sine de Muriaé, que funciona na Avenida Juscelino Kubitschek, 1337 (dentro do posto da UAI – Unidade de Atendimento Integrado). Centro. Muriaé-MG. CEP: 36880-000. O telefone do Sine de Muriaé é (32) 3721-5824 (ramal – 101).

 

Carteira Nacional de Habilitação (CNH)

1ª Via
RG (original), CPF (original), Comprovante de residência (no próprio nome ou dos pais ou responsáveis), uma foto 3×4 colorida e recente (sem data e com fundo branco), exame médico e psicotécnico feito através de auto-escolas, 30 horas/aula ministradas pelo Centro de Formação de Condutores (indicados pelas auto-escolas), exame teórico (realizado no Detran) e exame prático (realizado no Detran).

2ª Via – Renovação

CNH (original), comprovante de residência no próprio nome (conta de luz, telefone ou correspondência bancária), uma foto 3×4 colorida e recente (sem data e com fundo branco). Se a CNH já tiver foto, não é necessário levar outra foto. Levar xerox da CNH original e do comprovante de residência.

Definitiva: CNH (original – 1ª via provisória), uma foto 3×4 colorida e recente (sem data e com fundo branco).

Em caso de perda ou roubo: RG (original e em bom estado de conservação), CPF (original), uma foto 3×4 colorida e recente (sem data e com fundo branco), Boletim de Ocorrência ou declaração de perda.

Locais: Qualquer auto-escola (autorizada pelo Detran) e Detran (Departamento Nacional de Trânsito).

 

Passaporte

Documentos necessários: RG (original), CPF (original); Título de Eleitor (original) e os dois últimos comprovantes de votação; Carteira de Reservista (para homens); Certidão de Casamento (para mulher se for o caso); Certidão de Nascimento e autorização de pai e mãe ou responsável legal (para menor); Requerimento para Passaporte (preenchido à máquina ou com letra legível); Guia de Arrecadação da Receita (GAR) para recolhimento de uma taxa, para 1ª via; duas fotos 5×7 recentes (datadas e com fundo branco).

Observação: Para 2ª via o valor da taxa é dobrado.

Local: Polícia Federal (postos mais próximos de Muriaé: Juiz de Fora-MG, Campos-RJ, Rio de Janeiro-RJ, Belo Horizonte-MG).

Certidão de nascimento

Documentos necessários: Certidão de casamento (quando for o caso); RG (original); Documento emitido pela maternidade.

Obs.: Encaminhar-se (até 15 dias após o nascimento) ao cartório mais próximo à jurisdição do bairro onde se localiza a maternidade. Se ultrapassar os quinze dias da data de nascimento, registrar no cartório pertencente à jurisdição do bairro onde o pai e/ou a mãe residem.



3 comentários para “Como tirar seus documentos”

  1. marileide favero da costa says:

    não tenho nem rg nem cpf tenho 29 anos e nunca tirei só tenho a certidao de nascimento como faço?

  2. joel says:

    paga alguma tacha?

Envie um comentário

Política de moderação de comentários

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o administrador do site pelo conteúdo do mesmo, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste site reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.






Powered by WordPress