Governo de Minas informa que carnaval não será ponto facultativo em 2021

Guia Muriaé no WhatsApp

Todas as comemorações de Carnaval no ano de 2021 estão suspensas no âmbito da administração pública direta e indireta do Poder Executivo, e não haverá ponto facultativo no Estado no período. A decisão consta na Deliberação 125, do Comitê Extraordinário Covid-19, que monitora a situação da doença em Minas.

A norma foi publicada nesta quinta-feira (4/2/21), no Diário Oficial do Estado, e ainda recomenda que todos os municípios mineiros façam o mesmo, para que não haja o avanço dos casos de Covid-19 em função de aglomerações.

Conforme a decisão, o ponto facultativo não ocorrerá nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro para os servidores do Executivo, tanto da administração direta como de autarquias e fundações.

A mesma deliberação ainda homologa o protocolo para as atividades sociais e econômicas para o período de 12 a 17 de fevereiro de 2021, conforme aprovado pelo Grupo Executivo do Plano Minas Consciente, e recomenda que o documento seja observado por todos os municípios, independentemente de terem feito adesão ou não ao Plano Minas Consciente, e ainda por empresas públicas e sociedades de economia mista do Estado naquilo que se aplicar.

Ainda conforme decisão do Comitê Extraordinário, as unidades de conservação, balneários, centros de eventos socioculturais, instalações e equipamentos históricos do Estado deverão permanecer fechados para o acesso ao público durante o período carnavalesco. Essa mesma medida de enfrentamento à pandemia é recomendada aos municípios.

Orientações para todos os municípios

Mesmo com o protocolo aprovado para o Carnaval, outra orientação é que todos os demais protocolos e medidas de segurança já recomendados pelo plano continuem a ser observados no período, de forma a complementar outras possíveis ações adotadas pelas prefeituras.

Os protocolo podem ser consultados na página do Minas Consciente. Algumas das orientações para as 853 prefeituras no período do Carnaval divulgadas são:

* não autorizar o fechamento de ruas, praças e congêneres para fins festivos;

* não autorizar o uso de espaços de serviços para fins de eventos de Carnaval, tais como academias, clubes, centros de compras e estacionamentos;

* não decretar feriado ou ponto facultativo no período do Carnaval;

* cancelar eventuais celebrações cívicas municipais;

* implementar, durante o Carnaval, as medidas de segurança próprias para a onda vermelha, a mais restritiva, independentemente da fase de funcionamento das atividades socioeconômicas em que se encontrar a macro ou microrregião;

* suspender a realização de qualquer evento, público ou privado, de qualquer natureza, no período do Carnaval, mesmo os de pequeno porte definidos para a onda vermelha;

* adotar medidas para evitar aglomerações em locais turísticos e esportivos, tais como praças, balneários, estádios e congêneres e para desestimular o uso de equipamentos de amplificação sonora ou de instrumentos musicais que possam incentivar aglomerações.

Fonte: ALMG

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo