Importância da psicologia na prática docente

Por Prof. Nathan Valentim, graduado em Letras-Literatura, membro da AILB, membro da NALAP e membro da ALTO

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De acordo com o capítulo 03, do livro “Psicologias- uma introdução ao estudo de psicologia”, da autora Ana Mercês Bahia Book e outros. Disserta que o Behaviorismo foi inaugurado num artigo publicado em 1913 pelo americano John B. Watson. Segundo o texto, o termo inglês behavior significa ” comportamento”. Assim sendo, fica inevitável deixar de estudar o Comportamental, Análise do Comportamento e Teoria Comportamental. A fim de observar a passagem da psicologia da filosofia para a ciência, o Behaviorismo é uma teoria psicológica que enfatiza o estudo do comportamento humano observável e mensurável. Essa abordagem tem sido aplicada em várias áreas, incluindo a educação. Aqui estão algumas das principais contribuições do Behaviorismo para a educação: Em primeiro, cito a aprendizagem por reforço, onde é enfatizado a importância do reforço positivo para incentivar o comportamento idealizado e desmotivar o comportamento nocivo. Neste caso, vemos professores utilizando recompensas e elogios para motivar os estudantes a estudarem e se portar bem na escola. Em segundo, condicionamento operante, que envolve a associação de um comportamento com uma consequência específica, seja ela boa ou ruim. Em sala de aula, usa-se para ajudar os alunos a aprender novos comportamentos e habilidades. Em terceiro, podemos citar o ensino programado. Onde é promovido a ideia de que a aprendizagem pode ser dividida em pequenos passos e ensinando os alunos no ritmo individual. Sendo, isto que ocorre na sala de aula, quando o professor (a), nota a dificuldade de cada aluno em matemática, leitura etc. Em quarto, teremos a modelagem. Onde envolve todo um processo de observação e imitação do comportamento de outras pessoas. Na sala de aula, os professores costumam trabalhar a modelagem, no encorajamento dos alunos no aprendizado de novas técnicas. Por último, não menos importante. Concluímos, citando a avaliação objetiva, onde os alunos são avaliados com base em comportamentos observáveis, em vez de uma avaliação meramente subjetiva e tendenciosa. Nas escolas, os professores trabalham isso na aplicação de testes padronizados. Deste modo, é claro para todos, que o Behaviorismo contribuiu para a educação ao entregar métodos e técnicas para ajudar os alunos e professores.

Referências bibliográficas:

https://www.sbcoaching.com.br/behaviorismo/#:~:text=O%20behaviorismo%20via%20na%20educa%C3%A7%C3%A3o,incrementos%20na%20aprendizagem%20das%20crian%C3%A7as.
https://cursocompletodepedagogia.com/tag/quais-as-principais-contribuicoes-do-behaviorismo-para-a-educacao/
https://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Behaviorismo-Psican%C3%A1lise-Contribui%C3%A7%C3%B5es-Para-Educa%C3%A7%C3%A3o/55985817.html

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