Home / Turismo / Turismo nas cidades vizinhas de Muriaé / Conheça os atrativos turísticos de Faria Lemos

Conheça os atrativos turísticos de Faria Lemos

Foto: Sgt Rangel
A atual cidade de Faria Lemos teve origem nas terras da antiga Fazenda de São Mateus, de propriedade de um português chamado Alberto.

Conta-se que, no início do século XIX, um grupo de homens chefiados por Francisco José da Silva, José Moreira Carneiro e Major Américo Lacerda intimaram o dono da fazenda a ceder terras para a formação de um povoado. Assim nasceu o povoado de São Mateus.




Em 1890 já era distrito, passando a município em 1953, com o nome de Faria Lemos.Ao longo de toda a rota, caminha-se por apenas três quilômetros de estrada asfaltada: o trecho que liga o trevo de Faria Lemos até a cidade. A estrada tem pouco movimento, é toda arborizada e possui dois bicões de água para banho. Faria Lemos, cujo padroeiro é São Mateus, é uma das menores cidades do país. Ali o caminhante encontrará um precioso tesouro, talvez o mais buscado pelos homens em todo o planeta: a paz.

A cidade, no passado, foi aterrorizada pelo famoso Coronel Novaes, um dos mais temidos coronéis da época, sempre escoltado por seus jagunços, que faziam sentinela nos morros, protegendo-o. Conta-se que, certa vez, quando uma guarnição de policiais saiu em sua captura, foram todos mortos e devolvidos em uma carroça à porta da delegacia, com as homenagens do Coronel. Novaes era proprietário de uma das mais belas fazendas da região. Este imponente casarão do século XIX foi restaurado, mantendo a senzala e todas as suas características originais, sendo atualmente de propriedade do Sr. Napoleão Rodrigues Batalha. Anteriormente banhada por sangue e pavor, Faria Lemos é, hoje, pacífica e ordeira. Uma lei municipal extinguiu sua cadeia pública, que não mais era utilizada.

Na cidade, também não há delegacia, apenas um posto da Polícia Militar, que, felizmente, raramente é acionado para coibir crimes. Batizada como a Esmeralda da Zona da Mata, Faria Lemos, cujos habitantes, em sua maioria, são conhecidos por apelidos, está situada a 329 metros de altitude e guarda em suas terras, entre outras fazendas centenárias, a das Palmeiras, com um tradicional alambique que produz a Cachaça Nota 10.

Pontos turísticos

Caminho da Luz

Na manhã seguinte, rumando para Faria Lemos, passa-se pela Pedra do Lagarto, onde, segundo a lenda, um velho índio entoava cânticos de louvor à natureza, produzindo uma concentração energética que atraía os nativos para a base da pedra, onde recebiam benefícios para o corpo e para a alma, proporcionados por aquele canto mágico, conforme relatou Geraldo Júlio da Silva, que, aos 104 anos, ainda se recorda das histórias contadas por seus antepassados sobre o Velho Xamã da Pedra do Lagarto.

Cachoeira Surpresa

Local próprio para banho e prática de rapel. A Surpresa sempre surpreende seus visitantes, pois ali é comum a fluência de verdadeiros espetáculos da natureza. Os raios solares, ao atravessarem as águas que jorram do alto do paredão de pedra, formam arco-íris em abundância, que dão uma magia especial ao lugar. Neste dia, durante um longo trecho, o caminhante é acompanhado por árvores centenárias e pelas águas que descem do Cafarnaum e formam o rio São Mateus, que, em Faria Lemos, deságua no rio Carangola.

Como chegar a Faria Lemos

Distância de Muriaé: 71 KM pela BR-356 e RJ-230 (opções de trajetos: 96 KM pela BR-116 e BR-482; 86 KM pela BR-356 e RJ-214)


Exibir mapa ampliado

Fonte: Portal Férias / Foto: Sgt Rangel

Confira também

Conheça as belezas de Conceição do Ibitipoca

Conceição do Ibitipoca, distrito de Lima Duarte, foi visitada pelo pessoal do quadro Diversão e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *