Personalidades de Muriaé – Telêmaco Coriolano Pompei

Guia Muriaé no WhatsApp

Telêmaco Coriolano Pompei nasceu no dia 19 de janeiro de 1919 no então distrito de Patrocínio do Muriaé, hoje, município. Era filho de Telêmaco Pompei e de Judith Pereira Pompei. Fez o curso primário em Patrocínio do Muriaé e o curso secundário no Atheneu São Paulo, hoje, Escola São Paulo. Ingressou no curso superior, porém, abandonou seus estudos após a morte de seu pai.


Mudou-se para Muriaé quando já era pai de família. Nesta época, percebeu a necessidade de se instalar numa cidade com mercado de maior expansão, visto que vislumbrava expandir sua indústria de beneficiamento e comércio de arroz.

Empresário nos ramos de cereais e combustível, sempre participou ativamente da política partidária. Preocupado, então, com o distrito onde nascera, foi vereador na Câmara Municipal de Muriaé por dois mandatos nos períodos de 1947 a 1950 e de 1971 a 1973, tendo sido o mais votado. Exerceu, então, a presidência da Casa no período de 1971 a 1972. Foi vice-prefeito de Muriaé na gestão do prefeito Dante Bruno, de 1951 a 1954, exercendo a chefia do Executivo, por várias vezes, nas ausências do titular.

Continuando na atividade política, foi eleito Deputado Estadual no período de 1975 a 1979 e, posteriormente, Deputado Federal no período de 1979 a 1983, participando de várias Comissões Legislativas, em especial, a Comissão de Segurança Nacional. Também participou da eleição de seu cunhado Paulo Fraga como prefeito de Muriaé.

Trabalhando com seu irmão Horácio, criaram a marca “Arroz Pompei” e “Arroz Vivi”, ampliando sua área de comercialização até o estado da Bahia, tornando-se grande distribuidor em toda região. Como pessoa ousada, não parou, tornando-se proprietário de grandes fazendas. Na atividade pecuária, juntamente com seu irmão, tornaram-se grandes produtores de leite e cereais, sendo inclusive premiados nas exposições regionais.

Foi casado com Elasir Carvalho Neves Pompei, falecida em 20 de março de 2001, de cuja união nasceram seis filhos: Horácio Telêmaco, Flávio, Cláudio, Aluísio, Márcio, e Viviani. Todos os filhos são casados, tendo ele vários netos e bisnetos.

Telêmaco Coriolano Pompei faleceu no dia 9 de julho de 2005, aos 86 anos, vítima de um grave acidente automobilístico na BR-116, próximo ao antigo restaurante Panela Quente, entre Muriaé e Laranjal, quando voltava de sua propriedade, localizada no município de Palma-MG. Telêmaco sofreu ferimentos graves e não resistiu. Sua morte provocou grande comoção entre familiares, parentes e amigos. Jornais de Muriaé e de toda região divulgaram seu falecimento com muito pesar e relembrando a grande e importante figura que ele foi.

Seu corpo foi velado no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Muriaé e o sepultamento ocorreu no dia 11 de julho daquele ano na cidade de Patrocínio do Muriaé, sua cidade natal.

Fonte: João Carlos Vargas e Flávia Alves Junqueira / Memorial Municipal

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo