A onda de calor voltou: aprenda a evitar o aumento da conta de luz neste período

Consumidor tem várias opções para gastar menos, como aproveitar mais a luz solar e fazer a manutenção dos eletrodomésticos

Guia Muriaé no WhatsApp

Com a chegada das altas temperaturas, é inevitável o aumento do consumo de energia devido ao uso constante de aparelhos como ventiladores e ar-condicionado. No entanto, tomar algumas medidas simples pode ajudar a evitar surpresas desagradáveis na fatura de luz. A equipe do R7 reuniu dicas valiosas de especialistas para manter a casa fresca e a conta de energia sob controle neste período de calor intenso. Confira:

  1. Aproveite a Luz Natural: Sempre que possível, abra as janelas e permita que a luz do sol ilumine os cômodos. Isso reduzirá a necessidade de acender lâmpadas durante o dia. Lembre-se de apagar as luzes quando não estiverem em uso.
  2. Escolha Lâmpadas Eficientes: Opte por lâmpadas de LED ou fluorescentes, que consomem menos energia e duram mais do que as lâmpadas incandescentes. Não deixe luzes acesas em cômodos vazios.
  3. Ventilação Natural: Aproveite a ventilação natural abrindo portas e janelas durante os momentos mais frescos do dia.
  4. Desconecte Aparelhos: Desligue da tomada todos os aparelhos que não estiverem em uso. Mesmo em modo de espera, eles consomem energia.
  5. Uso Consciente da TV: Ligue a televisão apenas quando alguém estiver assistindo. Use a função de desligamento automático no quarto à noite.
  6. Economize no Computador: Configure seu computador para entrar em modo de economia de energia quando não estiver em uso. Desligue monitores, impressoras e outros acessórios quando não forem necessários.
  7. Banhos Rápidos: Tome banhos mais curtos e, sempre que possível, desligue o chuveiro enquanto se ensaboa ou lava os cabelos. Isso ajuda a economizar energia.
  8. Ar-Condicionado Eficiente: Mantenha portas e janelas fechadas ao usar o ar-condicionado ou ventilador para evitar a entrada de ar quente. Faça manutenção regular nos aparelhos para garantir seu funcionamento eficiente.
  9. Isolamento Térmico: Mantenha portas e janelas fechadas durante os períodos mais quentes do dia para manter o calor externo fora de casa.
  10. Manutenção de Eletrodomésticos: Mantenha seus eletrodomésticos em bom estado de funcionamento, pois aparelhos danificados podem consumir mais energia.
  11. Celular Consciente: Evite usar o celular enquanto ele está carregando, pois isso aumenta o consumo de energia. Não deixe o celular carregando durante a noite.
  12. Eletrodomésticos Eficientes: Considere a substituição de eletrodomésticos antigos por modelos mais eficientes e econômicos.
  13. Selos de Eficiência: Verifique o selo Procel ao comprar ventiladores ou ar-condicionados novos, pois ele indica os aparelhos mais eficientes. Dê preferência aos que possuem o selo ou a etiqueta do Inmetro com a letra ‘A’.
  14. Termostato Programável: Se possível, instale um termostato programável em seu ar-condicionado para ajustar a temperatura automaticamente em horários específicos.
  15. Uso Consciente da Geladeira: Evite abrir a geladeira com frequência e retire todos os itens necessários de uma só vez. Verifique as borrachas de vedação e ajuste o termostato adequadamente.
  16. Horários de Pico: Evite usar aparelhos nos horários de pico de consumo, especialmente entre as 17h30 e as 20h30, quando o consumo de energia é mais alto.

Seguindo essas dicas simples, é possível manter a casa confortável durante a onda de calor e reduzir o consumo de energia elétrica. Além de economizar na conta de luz, você estará contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Fonte: Guia Muriaé, com informações do R7 e Abesco (Associação Brasileira das Empresas de Serviços Conservação de Energia); Thalita Moschini, coordenadora do curso de Engenharia Elétrica da Faculdade Anhanguera

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo