Calendário 2023: as datas para considerar no seu orçamento

De pagamentos do FGTS a datas comemorativas: veja as datas que mexem no seu bolso e comece o ano organizando as finanças.

Guia Muriaé no WhatsApp

Entra ano, sai ano e você tem sempre a sensação de que seu bolso não tem sossego? Entre os períodos de pagamentos e gastos, ter um calendário 2023 com as principais datas que mexem no orçamento pode ajudar a começar o ano com mais organização.

Colocar na ponta do lápis os gastos e o dinheiro que vai entrar ajuda no planejamento e evita surpresas desagradáveis (quem nunca lembrou em cima da hora que ia precisar gastar um dinheiro?).

De matrícula escolar e declaração do Imposto de Renda a pagamentos de FGTS e dias comemorativos: veja abaixo as principais datas do ano para considerar no seu orçamento.

Calendário 2023 de datas comemorativas e pagamentos

IPTU – Janeiro ou mensal
DPVAT – Janeiro
Matrícula e material escolar – Janeiro
Carnaval – Fevereiro
Declaração do Imposto de Renda – Março e abril
Páscoa – Abril
Dia das Mães – Maio
Restituição do Imposto de Renda – Maio a setembro
Dia dos namorados – Junho
Festa junina e Festa de São João – Junho
Férias escolares de inverno – Julho
Dia dos Pais – Agosto
Independência do Brasil – Setembro
Dia das crianças – Outubro
Black Friday – Novembro
13o salário – Novembro e dezembro
Natal e Ano Novo – Dezembro
Auxílio Brasil – Mensal
Pis – Janeiro a dezembro
Pasep – Fevereiro e março
Saque-aniversário do FGTS – Anual

IPTU – janeiro ou mensal

O primeiro mês do ano começa com o IPTU (Imposto Sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana). Trata-se de um tributo anual que incide sobre todos os proprietários de imóveis e terrenos do país.

O IPTU é de responsabilidade dos municípios, portanto, as prefeituras é que determinam o seu valor final.

Apesar de ser cobrado anualmente, o IPTU pode ser pago ao longo de vários meses – em São Paulo, por exemplo, em até dez meses. Ao receber o primeiro boleto, cada pessoa pode escolher entre quitar o imposto de uma só vez ou em parcelas.

Vale lembrar também que o IPTU incide somente sobre as propriedades urbanas. Propriedades rurais são taxadas, mas com o ITR (Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural).

DPVAT – janeiro

Velho conhecido de donos de veículos, o DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores Terrestres) é um seguro obrigatório que o motorista deve pagar. O objetivo dele é indenizar vítimas e famílias no caso de um acidente de trânsito — invalidez permanente, morte e reembolso de despesas médicas.

Mesmo que seja pago pelo proprietário do carro, o DPVAT indeniza todas as pessoas envolvidas no acidente ou família das vítimas.

Mesmo quem contrata um seguro particular deve pagar o DPVAT, pois ele é uma das exigências para obter o licenciamento do carro – anual e obrigatório.

Matrícula e material escolar – janeiro

Além das mensalidades normais, as escolas particulares costumam cobrar, no início do ano, uma taxa de matrícula. Além disso, costuma ser enviada nesta época a lista de material escolar.

Pesquisar os sites e lojas com preços mais baixos, comprar em maior volume (juntando-se a outros pais e mães para uma compra coletiva, por exemplo) para ter mais descontos e reaproveitar materiais pouco usados do ano anterior são boas práticas para economizar.

Preste atenção aos itens pedidos pelas escolas: materiais de escritório, higiene e limpeza, por exemplo, são proibidos de constar na lista dos estudantes, segundo o Procon.

Carnaval – fevereiro

No calendário de 2023, o Carnaval cai no dia 21 de fevereiro (terça-feira) Se você pretende viajar, estabeleça prioridades e saiba fazer as melhores escolhas para não gastar tanto.

A Anac, Agência Nacional de Aviação Civil, acompanha a cada trimestre o sobe e desce dos valores de passagens de avião. Até março de 2022, a tarifa média para voos domésticos era de R$ 548,16 – quase um terço a mais em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Se você é do time dos bloquinhos de rua, festas ou outros programas, também já pode colocar os petiscos e bebidas na ponta do lápis. Assim você não se atrapalha e nem perde o controle do orçamento.

Lembrando: o Carnaval não é um feriado oficial (exceto em alguns estados e municípios), mas sim, ponto facultativo na maior parte do país. Os órgãos públicos e bancários fecham, mas as empresas não são obrigadas a dar os dias de folga (embora a maioria dê). Por isso, procure saber antes de sair planejando.

Declaração do Imposto de Renda – março e abril

O Imposto de Renda (ou IR) é um imposto cobrado pelo Governo Federal. Uma vez por ano, os brasileiros precisam preencher uma declaração acertando as contas de como sua renda variou ao longo dos últimos 12 meses. O Imposto de Renda 2023 diz respeito às receitas e gastos de 2022.

Embora só seja divulgado mais perto, o calendário 2023 da declaração do IR deve seguir as mesmas datas de anos anteriores: o período costuma ir dos primeiros dias do mês de março até o fim de abril.

Para deixar salvo: Enquanto isso, dê uma olhada nos conteúdos sobre o IR 2022, assim você já fica por dentro do assunto e tira algumas dúvidas.

Feriado de Páscoa – abril

Em 2023, a Páscoa é comemorada no dia 9 de abril (domingo), com feriado nacional na sexta-feira, dia 7.

Junto às festas de fim de ano, essa é a época que mais movimenta os pequenos negócios. Além de ajudar a impulsionar vagas temporárias de trabalho, é uma boa chance para ganhar uma renda extra trabalhando dentro de casa – além dos chocolates, também há nicho de mercado para lembrancinhas, decoração, almoço etc.

Não é época só de potencial de ganho, é claro, mas também de gastos: com o perdão do trocadilho, a Páscoa pode ser bem salgada.

Em 2022, um quilo de ovo sem lembrancinha custou, em média, R$214,96 em São Paulo – um aumento de 63% em relação ao ano anterior. Para quem entra na onda de presentear a criançada e a família, é bom preparar o bolso para essa época.

Dia das Mães – maio

No calendário 2023, o Dia das Mães cai em 14 de maio. E, seja saindo para almoçar, pedindo comida em casa, ou presenteando com flores, cartões, lembrancinhas ou presentões, são várias as maneiras de homenagear a sua mãe. A escolha depende da sua realidade e planejamento financeiro. 

De qualquer forma, vale ter essa data em mente para não ser pego de surpresa e deixar para última hora.

Restituição do IR – maio a setembro

Serão cinco lotes, pagos nos últimos dias úteis dos meses de maio a setembro – além de alguns lotes adicionais que podem aparecer depois. Vale a mesma regra dos anos anteriores: quanto antes a declaração é entregue, mais chances de receber cedo a restituição. 

Veja as prováveis datas de pagamento dos lotes em 2023:

* Primeiro lote: 31 de maio;
* Segundo lote: 30 de junho;
* Terceiro lote: 31 de julho;
* Quarto lote: 31 de agosto;
* Quinto lote: 29 de setembro.

Dia dos namorados – junho

Ah, o amor! No dia 12 de junho, segunda-feira, os casais que celebram a data podem se preparar para aquela coçadinha no bolso. Não é obrigatório gastar, é claro, mas, caso tenha presente e jantar comemorativo, vale se planejar.

Festa junina e Festa de São João – junho

Junho é época de algumas das festas mais gostosas do Brasil. Dependendo de onde você estiver, o alvoroço maior pode ser em torno da festa junina, da de São João ou de outras figuras.

Quem gosta de organizar a celebração precisa colocar a mão no bolso (e, de preferência, propor um modelo colaborativo com os outros convidados).Para não gastar tanto, pesquisar os melhores preços é essencial. Em junho de 2022, uma pesquisa do Procon de Campinas (SP), por exemplo, mostrou que a variação de preço de produtos tradicionalmente usados em festas juninas chegou a 150,3%. Ou seja, um mesmo produto podia chegar a custar o triplo de um mercado para o outro.

Férias escolares de inverno – julho

Esse é o período em que a criançada está em casa. Seja uma viagem, um filme no cinema ou um passeio no parque, a programação pode exigir uma graninha. Por isso, dentro do que é possível para o seu bolso, separe um valor para algumas atividades durante o mês de julho.

Dia dos Pais – agosto

No calendário de 2023, o Dia dos Pais é comemorado no dia 13 de agosto. Vale pensar (e reservar uma quantia que caiba no seu bolso) numa forma de surpreender e homenagear o seu.

Em 2021, o Pix bateu recorde no número de transações na sexta-feira imediatamente antes à data: 40,462 milhões em um único dia, segundo o Banco Central. Deixar para a última hora pode custar caro (financeiramente ou com o seu tempo).

Feriado da Independência – setembro

O Dia da Independência do Brasil, celebrado em 7 de setembro, é feriado nacional e, no calendário 2023, cai numa quinta-feira. Sendo assim, muitas empresas acabam emendando. Por isso é importante ter essa data em mente, caso queira se organizar para viajar ou curtir a folga em casa.

Dia das Crianças – outubro

Dar um mimo para as crianças no 12 de outubro é legal. Lembrar de se planejar para não acabar se enroscando, então, melhor ainda.

Se for possível, coloque essa data no seu planejamento financeiro logo no início do ano. Assim, você evita gastos inesperados e não precisa mexer nas suas economias.

Black Friday – novembro

A Black Friday, com seus descontos atraentes, tem sempre um lugarzinho no coração e no calendário de compras dos brasileiros. No calendário de 2023, a Black Friday acontece no dia 24 de novembro, última sexta-feira do mês..

Tradicionalmente, o auge das ofertas começa na sexta e termina só na segunda, conhecida como Cyber Monday. Mas é comum que o mês de novembro inteiro já seja repleto de campanhas e descontos especiais.

As promoções das Black Friday podem parecer tentadoras, mas é preciso olhar com cuidado para as finanças antes de sair comprando. Como todos os gastos do dia a dia, um planejamento financeiro é fundamental para entender o que de fato não vai comprometer o orçamento.

13o salário – novembro e dezembro

Novembro é a época em que o trabalhador já começa a fazer as contas para as despesas de fim de ano, mas também é hora do pagamento do décimo terceiro salário.

A primeira parcela do décimo terceiro 2023 deve ser paga até o dia 30 de novembro. A segunda parcela é paga até 20 de dezembro. Algumas empresas escolhem fazer o pagamento de uma só vez; neste caso, o prazo máximo é 30 de novembro.

A primeira parcela do décimo terceiro é maior do que a segunda. Isto acontece porque o primeiro pagamento não tem descontos de impostos e benefícios. Por isso, não estranhe receber dois valores diferentes.

Além disso, pessoas que pedem o adiantamento do décimo terceiro ao tirar férias recebem apenas a segunda parcela, paga até 20 de dezembro.

Natal e Ano Novo

Você piscou e 2023 acabou. De presentes a happy hours, festas e viagens, a dobradinha de celebrações de fim de ano costuma pesar no bolso.

Vale dizer que não é preciso gastar muito, comprar demais ou ficar obcecado em achar o item perfeito para garantir um bom presente. Dá para zerar a lista e arrancar sorrisos sem acabar com o seu orçamento. 

Auxílios e benefícios – ano todo

Durante todo o calendário de 2023 acontecem pagamentos de diferentes auxílios e benefícios, como Auxílio Brasil, Pis, Pasep e FGTS, por exemplo.

Os calendários oficiais ainda não foram divulgados, mas, baseado em cronogramas anteriores, já dá para ter uma ideia e ter aí nas suas anotações. Veja a seguir:

Auxílio Brasil

O calendário de pagamentos do Auxílio Brasil 2023 libera o salário das famílias nos dez últimos dias úteis do mês. A cada dia um novo grupo é contemplado considerando o último dígito do NIS (Número de Identificação Social), começando pelo 1 e finalizando com o 0.

Pis

O Pis (Programa de Integração Social) é um benefício pago pelo governo aos trabalhadores de empresas privadas. Os prazos de pagamento são de acordo com o mês de aniversário do beneficiário:

* Janeiro: a partir de 08/02;
* Fevereiro: a partir de 10/02;
* Março: a partir de 15/02;
* Abril: a partir de 17/02;
* Maio: a partir de 22/02;
* Junho: a partir de 24/02;
* Julho: a partir de 15/03;
* Agosto: a partir de 17/03;
* Setembro: a partir de 22/03;
* Outubro: a partir 24/03;
* Novembro: a partir 29/03;
* Dezembro: a partir de 31/03

Pasep

Já para o Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), que nada mais é do que o benefício pago para os funcionários públicos, os pagamentos ocorrem de acordo com o número de inscrição:

Número de inscrição 0 – 15/02 
Número de inscrição 1 – 15/02 
Número de inscrição 2 – 17/02
Número de inscrição 3 – 17/02
Número de inscrição 4 – 22/02
Número de inscrição 5 – 24/02
Número de inscrição 6 – 15/03
Número de inscrição 7 – 17/03
Número de inscrição 8 – 22/03
Número de inscrição 9 – 24/03

Saque-aniversário do FGTS

Quem aderir ao saque-aniversário do FGTS pode realizar saques anuais das contas do FGTS, seja da ativa ou das inativas (de empregos anteriores). O saque-aniversário não é obrigatório – o trabalhador pode escolher fazê-lo se desejar.

Existem algumas faixas de saldo para as contas do FGTS. A porcentagem do saque-aniversário é fixada para cada uma delas.

Contas que tiverem mais de R$ 500 serão acrescidas de uma parcela fixa: o trabalhador poderá sacar, além da porcentagem estabelecida, esse valor predeterminado.

Durante o ano, também é necessário levar em conta as despesas fixas do dia a dia, como aluguel, água, energia, supermercado, entre outros. Elas não podem ficar de fora do seu planejamento financeiro.

Ufa! Agora que você já tomou nota das datas que deve considerar no seu orçamento, aproveitar 2023 pode ficar mais fácil – e sem aperto. 

Fonte: Nubank

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo