Empréstimo fácil? Cuidado para não cair em golpes

Guia Muriaé no WhatsApp

As soluções financeiras ofertadas para quem tem dívida ativa no seu nome devem ser avaliadas com cautela. Isso porque existem fraudes e golpes direcionados a esses cidadãos.

É importante estar atento a propostas que parecem “imperdíveis”, como juros abaixo do mercado, que podem levar a uma contratação por impulso, sem acesso prévio às informações da instituição financeira.

A abordagem para esse tipo de golpe pode começar por meio de ligações telefônicas, redes sociais ou a partir de sites golpistas que buscam imitar características de sites oficiais. Por isso é preciso estar de olho nos critérios que garantem se uma empresa financeira é confiável ou não. 

O primeiro passo ao ser abordado é perguntar ao atendente de que forma a empresa conseguiu seus dados e contato. 

É direito do consumidor solicitar o telefone da empresa para, em caso de desconfiança, ligar para a central e conferir a validade do contato. Se a abordagem for realizada por meio das redes sociais, entre no site da instituição e verifique se o perfil é oficial. 

Outra dica é nunca informar os dados pessoais e bancários por meio de ligações e outros contatos. Quando as empresas são confiáveis, em geral, solicitam que o cliente realize a confirmação dos dados e não a informação deles. A Serasa orienta que, “caso o atendente solicite informações pessoais completas como endereço, CPF, CNPJ, nome de familiares, gênero, dados financeiros como conta e agência, não avance na conversa”. 

Não faça depósitos ou transferências antes de receber qualquer valor. O processo de contratação de empréstimo é bem simples: após o cliente ter o crédito aprovado pela instituição financeira e assinar o contrato, o dinheiro é depositado na conta do cliente. 

De acordo com orientações da Serasa, é fundamental se certificar da confiabilidade da instituição antes de fechar um contrato de empréstimo. Em geral, se a negociação for muito vantajosa, com taxas de juros muito mais baixas que as praticadas pelo mercado, é válido desconfiar.

Caso você confirme que a empresa é verdadeira, com CNPJ, endereço e atendimento ao público, você pode obter mais informações de outros clientes em sites como Reclame Aqui.

Fonte: Brasil de Fato

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo