Importunação sexual não consentida no Carnaval pode gerar pena de até 5 anos de prisão

Guia Muriaé no WhatsApp

Cantadas inoportunas, toques inconvenientes, beijos roubados e assédio físico são práticas que, infelizmente, ilustram o cenário carnavalesco. Mas a mulher não deve se calar.

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) decidiu realizar uma campanha preventiva de combate ao crime de importunação sexual na semana que antecede o carnaval. Na sexta-feira (22), uma equipe de policiais distribuíram folhetos e conversaram com os foliões na concentração do bloco de rua Abre-te Sésamo, na avenida Afonso Pena, em Belo Horizonte.

O material distribuído traz orientações a respeito de como as vítimas devem agir para evitar a impunidade. A equipe de agentes femininas da Guarda Municipal e da Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção também participaram da ação.

A chefe do Departamento de Investigação, Orientação e Proteção à família, delegada Carla Vidal, fala sobre a campanha. “É uma ação preventiva no combate ao crime de importunação sexual, com o objetivo de orientar as mulheres a sair do silenciamento e denunciar toda e qualquer tipo de violência, já que nesse período o número de crimes sexuais contra crianças, adolescentes e mulheres tendem a aumentar”, alerta a delegada.

A titular da Delegacia Especializada de combate à Violência Sexual, delegada Larissa Mascotte, e a titular da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), delegada Isabela Franca também acompanharam a ação.

Esta será a primeira folia desde que a nova lei foi sancionada. Praticar ato libidinoso sem o consentimento tornou-se crime em setembro do ano passado. De acordo com o Código Penal (artigo 215-A), importunação sexual é “praticar contra alguém e sem a sua anuência ato libidinoso com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro. Com reclusão, de um a cinco anos, se o ato não constitui crime mais grave”.

As vítimas de importunação sexual no carnaval da capital poderão procurar a Delegacia de Plantão Especializada em Atendimento à Mulher localizado na rua Barbacena, número 288, no bairro Barro Preto, que contará com reforço de policias no plantão, a partir das 18h30 da próxima sexta-feira (1) até às 08h30 da quinta-feira (7). “O plantão será reforçado justamente para atender as mulheres que forem vítimas de violência doméstica e sexual”, explica Carla Vidal.

Uma delegacia móvel também será instalada em frente à Delegacia de Mulheres para proporcionar mais agilidade nos registros de ocorrências. A violência não pode ser silenciada. “As mulheres precisam romper o silêncio e denunciar”, orienta a delegada.

Assista a reportagem da APTV

Fonte: PCMG

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo