INSS faz convocação para atualizar cadastro
Aposentados e pensionistas que não tiveram dados atualizados identificados pelo sistema estão sendo avisados pelo WhatsApp e aplicativo Gov.br
O governo federal iniciou o envio de notificações para aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que precisam realizar a prova de vida. O aviso está sendo encaminhado pelo WhatsApp, com selo azul de conta verificada do Governo do Brasil, além da caixa postal do aplicativo Gov.br.
A prova de vida é um procedimento utilizado para confirmar que o beneficiário continua vivo, evitando fraudes e pagamentos indevidos. Atualmente, o processo é feito automaticamente por meio do cruzamento de informações em bases de dados do governo.
Segundo o INSS, apenas os segurados que não tiveram movimentações recentes identificadas pelos sistemas estão sendo convocados para atualizar os dados.
A comprovação não deve ser feita presencialmente nas agências do INSS. O procedimento pode ser realizado diretamente no banco onde o benefício é recebido ou pelos canais digitais oficiais.
Como fazer a prova de vida
Os beneficiários podem realizar a prova de vida pelo aplicativo Meu INSS, desde que possuam conta nível prata ou ouro no Gov.br. Outra opção é utilizar o aplicativo Gov.br para fazer o reconhecimento facial.
No aplicativo Gov.br, basta acessar a opção “Prova de Vida”, selecionar a pendência indicada e seguir as instruções para validação facial.
Também é possível acompanhar a situação da prova de vida no site ou aplicativo Meu INSS, na área “Prova de Vida”, onde aparece a data da última atualização cadastral. Informações também podem ser obtidas pela Central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Governo alerta para golpes
O governo federal reforçou o alerta para tentativas de golpe envolvendo o procedimento. As mensagens oficiais enviadas pelo WhatsApp não possuem links externos e não solicitam senhas, CPF, dados bancários, endereço ou qualquer tipo de pagamento.
A recomendação é que os beneficiários utilizem apenas os canais oficiais do INSS e do Gov.br para realizar qualquer atualização cadastral ou confirmação da prova de vida.
Fonte: Guia Muriaé, com informações do Extra










