Nova carteira de identidade começa a ser emitida dia 6 de novembro

Guia Muriaé no WhatsApp

A partir de 6 de novembro, o Brasil dará início a uma transformação importante na maneira como emitimos nossos documentos de identidade. Inicialmente programada para 6 de março do ano passado, essa mudança visa simplificar e aprimorar a forma como lidamos com nossa documentação pessoal.

A principal inovação é a introdução do RG único, um documento que reunirá todas as informações dos cidadãos, identificando-os por meio do CPF. Com isso, a nova carteira de identidade será nacional e seguirá um modelo único, disponível tanto em versão física quanto digital.

Principais Perguntas Sobre o Novo RG

Quando a Nova Carteira de Identidade Passa a Valer? O decreto que institui o RG único entrou em vigor em 1º de março de 2022. No entanto, os institutos de identificação de cada estado terão até 6 de março de 2023 para se adequarem a essas mudanças. Os cidadãos com até 60 anos têm um prazo de 10 anos para fazer a troca. Já aqueles com mais de 60 anos podem continuar usando o documento antigo por tempo indeterminado.

Meu CPF Vai Mudar? Não, quem já possui um CPF manterá o mesmo número. Para aqueles que ainda não têm inscrição no CPF, poderão solicitá-lo seguindo as regras estabelecidas pela Receita Federal e pela identificação local.

Até Quando o Modelo Antigo de Carteira de Identidade Será Aceito? O modelo antigo será aceito por até 10 anos para cidadãos com até 60 anos. Para aqueles com mais de 60 anos, o RG antigo será válido por tempo indeterminado.

Principais Mudanças com a Nova Carteira de Identidade

  • CPF como Número Único de Identificação: O novo modelo usará o CPF como número único de identificação do cidadão em todo o território nacional.
  • QR Code: A nova carteira de identidade conterá um QR Code que permitirá verificar a autenticidade do documento e rastrear se ele foi extraviado ou perdido, usando qualquer smartphone.
  • Código Internacional MRZ: A nova carteira usará o mesmo código internacional encontrado em passaportes (chamado MRZ), tornando-a válida como documento de viagem.
  • Versões Diversas: Ela poderá ser emitida em papel, policarbonato (plástico) ou em formato digital através do aplicativo GOV.BR.
  • Válida em Todo o Brasil: A nova carteira é válida em todo o território nacional, o que significa que, se você esquecer seu documento físico, poderá apresentar a versão digital no celular.

Como Emitir a Nova Carteira de Identidade? A emissão das novas Carteiras de Identidade ficará sob responsabilidade das secretarias de Segurança Pública de cada estado. O órgão responsável validará a identificação através da plataforma do governo federal, o Gov.br. Assim que o documento em papel ou policarbonato for entregue, os cidadãos poderão acessá-lo também através do aplicativo Gov.br.

É Possível Emitir a Nova Carteira de Identidade Pela Internet? Atualmente, é possível solicitar uma nova carteira de identidade pela Internet, embora o agendamento seja realizado virtualmente. A confecção do documento ocorre presencialmente em um local autorizado. Alguns estados, como São Paulo, Santa Catarina, Bahia, Mato Grosso, Amazonas e outros, permitem o agendamento da confecção do RG online, o que facilita o processo.

É Obrigatório Fazer a Troca Pela Nova Carteira de Identidade? Sim, todos os cidadãos com até 60 anos são obrigados a fazer a troca pelo novo modelo. No entanto, os documentos de identidade antigos continuarão sendo válidos até 28 de fevereiro de 2032, dando tempo à população para se adaptar ao novo formato.

Quanto Custa a Nova Carteira de Identidade? A emissão do novo RG 2023 é gratuita, aliviando a preocupação com custos para a população. Isso garante que todos tenham a oportunidade de adquirir a nova carteira de identidade sem ônus.

Fonte: Guia Muriaé

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo