O que é realmente um turismo sustentável?

Guia Muriaé no WhatsApp

Qual o objetivo de se viajar? A grande maioria dirá que é para se conhecer novos locais, pessoas, fazer turismo e principalmente para descansar. Só que as viagens estão além disso, pois com todo o problema que estamos vivendo com o COVID, aprendemos que a sustentabilidade também é fator preposterante para a saúde física e mental.

Sustentabilidade em sua maioria das vezes é ligada ao meio ambiente. A maneira como as pessoas cuidam do solo, da natureza, reciclagem entre outros. Mas esquece-se que a forma como você vive, também requer uma maior sustentabilidade.

Ninguém pode viver na sujeira, pois isso trará sérios problemas de saúde, assim como um local de trabalho e até mesmo de lazer totalmente bagunçados deixarão sua mente completamente transtornadas.

E é este atualmente o grande objetivo das pessoas: fazer viagens sustentáveis. Conhecer um lugar que possa te ensinar a fazer vinho, é algo completamente diferente do que talvez esteja acostumado e te dará a oportunidade de alimentar sua mente com um novo conhecimento, sentir sabores inéditos e aromas que jamais pensou existir.

Lógico que isso tudo pode ser feito de maneira online atualmente. Fazer uma pré visita antes pela internet para ter uma ideia se o local realmente atende as suas vontades é algo crucial. Hoje ninguém precisa mais ir na cara e coragem e se chocar com uma realidade nada sustentável do que está naquele folheto que promete verde e águas limpas e você só encontra poluição.

E nesta parte de conhecimento, a internet tem tido uma parcela mais do que significativa em ajudar as pessoas a saber mais sobre tudo. Se antes era necessário conhecer alguém, por exemplo, para se aprender a jogar baralho, agora já dá para fazer uma busca e encontrar sites de apostas que explicam como isso funciona e até mesmo se tornar um jogador amador a profissional.

São inúmeros exemplos do que se dá para fazer em uma busca online. Lógico que após ter adquirido esse conhecimento, é hora de botar em prática o que aprendeu, principalmente para ganhar conhecimento e ver até onde tudo aquilo funciona ou não.

Mas por que devo ser sustentável?

Em primeiro lugar porque temos apenas um lar e ele se chama Terra. Mesmo com toda a tecnologia do século XXI para viagens que logo levarão a humanidade a Marte, só temos um planeta. Além disso não adianta nada reclamar de sua casa, bairro, região, cidade, estado ou país que ele é totalmente um lugar que não dá para se viver, se você não faz a sua parte.

Mudar de casa porque ela está suja, não quer dizer que a nova estará limpa, se você não mudar o seu modo de ser. Fazer limpeza, jogar o lixo em seu lugar, separar o que é orgânico de outros materiais e reciclar é algo fundamental.

Ter em casa o que realmente você precisa, torna a sua mente mais limpa e concentrada no necessário. Quanto mais coisas uma pessoa possui em sua residência, mais energia ela terá que gastar com aquilo. Olhe em volta e veja quantas coisas realmente são vitais para você. Agora perceba quantas outras apenas pegam pó e te tiram tempo para que devam ser limpas ou que demandam manutenção.

Agora pense: realmente precisa disso tudo? Será que aquela quantidade de livros na estante não estaria sendo melhor aproveitada por alguma outra pessoa? Será que essa estante cheia de livros não daria um espaço para algo que você realmente precisa e sempre achou que não tinha espaço?

Ser sustentável está além de separar o plástico do papel e levar até um lugar e deixar que os outros resolvam. Está em você também saber como resolver os seus problemas e saber que a sua cidade também é um ponto que pode ser um exemplo para turistas.

Isto é turismo sustentável. Não apenas sair de sua casa e conhecer outros lugares, mas também tornar a sua cidade o lugar que outros, assim como você, gostariam de conhecer e até mesmo viver.

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo