Produção de vinho: entenda como funciona

Guia Muriaé no WhatsApp

Com o passar das eras na cultura da apreciação e cultivo dos vinhos, muitas etapas do processo de fabricação sofreram diversas alterações.

Ainda assim é possível observar que de modo geral, alguns passos continuam cruciais para a confecção da bebida que segue a populariza-se ao longo dos séculos por todo mundo. São estes passos que apresentaremos aqui para que possamos mergulhar mais na história e na construção dos vinhos.

Conforme existem diferenças específicas de cada vinho a ser produzido, desde um distinto Rosé ao vinho Tinto de verano, revelam-se também as necessidades individuais na elaboração. As etapas que precisam ser observadas de modo geral, são o engarrafamento, a fermentação da bebida, o seu estoque e a plantação das uvas, que mudam de acordo com o resultado que desejamos, seja para um vinho tinto, branco, rosé e outras tantas variações apresentadas ao redor do planeta.

Cada um destes momentos, desde a ideia até o desfrutar das taças nas mãos mais apaixonadas, há um enorme manual individualmente repleto de processos carregados de delicadeza e atenção, para garantir que todo o tempo no caminho de vida do vinho receba o devido cuidado.
Colher as uvas muito após o tempo indicado, por exemplo, pode resultar em uma bebida muito alcoólica e pouco ácida. Quando colhemos muito cedo, o vinho apresenta uma bebida com menos teor alcoólico do que o ideal.

Em seguida vem o engarrafamento, que neste caso diferente da confecção de outras bebidas, tem papel essencial para que o vinho ganhe suas características únicas, uma vez colocado para descansar em barris ou tonéis. O que torna este caminho interessante é que ele continua até chegar ao nosso olfato e paladar, já que até mesmo a forma de servir altera a experiência final de degustar esta bebida.

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo