10ª Conferência Municipal de Assistência Social debate a consolidação do SUAS

Guia Muriaé no WhatsApp

A Prefeitura de Muriaé, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social, promoveu na última sexta-feira (7), no teatro Zaccaria Marques, a “X Conferência Municipal de Assistência Social”, com o tema “Consolidar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de vez rumo a 2026”.

Estiveram presentes na solenidade diversas autoridades, representantes da área, de entidades, usuários dos serviços municipais e da sociedade civil, com o objetivo de dialogar coletivamente sobre os destinos da política de assistência social, para o surgimento de propostas direcionadas ao fortalecimento da rede de proteção e promoção social na nossa cidade e para deliberar diretrizes que contribuam com a consolidação do Sistema Único de Assistência Social.

Compuseram a mesa a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Cláudia Aquino; representando o prefeito Aloysio Aquino, o Chefe de Gabinete, Adellunar Marge; a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Júlia Carneiro; o Superintendente de Ensino, Sandro Carrizo; o Assessor Jurídico da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), Geovane Lacerda; e o diretor do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Seccional Juiz de Fora, Jhony Zigato.

No discurso de abertura, a secretária Cláudia Aquino destacou que na administração do prefeito Aloysio Aquino, a Secretaria de Desenvolvimento Social, tem trabalhado de forma a garantir uma sociedade mais justa e humanizada, executando com efetivação políticas de qualidade, que desconstroem as práticas do simples assistencialismo. “O permanente aprimoramento da gestão e do controle social; o avanço na estruturação e fortalecimento dos Conselhos Municipais; a qualificação das ofertas por meio de vários programas, parcerias, projetos e serviços que foram implantados; juntamente com a rede de proteção social básica, proteção social especial de média e alta complexidade, têm dado um novo rumo na vida das pessoas, dignificando e inserindo os cidadãos de forma integrada na sociedade”, salientou.

Na parte da tarde começaram as oficinas simultâneas para avaliação e deliberação de propostas, através de três grupos de trabalho: Grupo I – O enfrentamento das situações de desproteções sociais e a cobertura dos serviços, programas, projetos e benefícios e transferência de renda nos territórios; Grupo II – O pacto federativo e a consolidação do SUAS; e Grupo III – Fortalecimento da participação e do controle social para a gestão democrática.

As propostas que foram deliberadas serão levadas para a Conferência Regional de Assistência Social, que acontecerá dia 1º de outubro, em Muriaé, pelos delegados eleitos: Júlia Carneiro, Olinda Santana, Cristiane Teixeira, Tauana Nunes, Geanne Batista, Raquel Pedrosa, Ana Paula Freitas e Cintia Muglia.

Fonte: SDSM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo