Home / Notícias / Cidade / 1º Festival da Cultura Afrodescendente em Muriaé

1º Festival da Cultura Afrodescendente em Muriaé

Será realizado nesta sexta-feira (4), a partir das 19h, na Escola Estadual Orlando de Lima Faria, no bairro São Francisco, em Muriaé, o 1º Festival da Cultura Afrodescendente. O evento tem como objetivo valorizar a cultura africana e estimular o conhecimento e o respeito à negritude.

Entre as atrações do evento, haverá apresentação da Bateria do Santa Terezinha, Desfile de Moda Afro, apresentações de dança, música e RAP, além de exposição de estamparia em tecido.

“O evento é fruto do trabalho que iniciei com as turmas sobre a questão de consciência negra. Como entrei na escola no segundo semestre, não tivemos também tempo para mergulhar fundo nessa temática tão complexa, no entanto minha proposta foi colocar os alunos em contato com a herança que a cultura africana deixou para o Brasil, valorizar e emponderar nossos jovens de sua própria história e cultura, além é claro de quebrar as barreiras do racismo”, disse Angela Bonolo, que trabalha na organização do evento.




Segundo Angela Bonolo, a principio o evento seria apenas um desfile de moda afro, onde os próprios alunos iriam desfilar e produzir os visuais baseados na pesquisa que fizemos de países africanos que fizeram parte do roteiro do tráfico negreiro para o Brasil, mas o envolvimento dos alunos foi tão grande que eles mesmos propuseram de fazermos um evento maior.

O evento é voltado para a comunidade escolar, familiares e convidados e tem o apoio do Arteiros Urbanos e do Movimento Pró-Cultura, dois grupos locais que procuram trabalhar com crianças e jovens de periferia que são na maioria negros.

Fonte: Guia Muriaé




Confira também

Muriaeenses vencem um dos mais importantes prêmios de arquitetura do Brasil

Dois arquitetos muriaeenses sagram-se vencedores da categoria regional, que envolve projetos de Minas Gerais, Rio …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *