Aberta a temporada de boa comida, música de qualidade e esporte em Pirapanema

Guia Muriaé no WhatsApp

Pirapanema abriu suas portas, na noite de quinta-feira (05), para os primeiros convidados de seu festival “Gastronomia na Serra”. Eles foram recepcionados no Espaço Gourmet da Fundação de Cultura e Artes (Fundarte) de Muriaé, especialmente montado para a ocasião, com uma decoração rústica, cozinha, stands e área própria para atividades culturais e gastronômicas.

A abertura da 4ª edição do evento contou com a presença de centenas de pessoas, entre autoridades municipais, representantes de várias entidades e órgãos de Muriaé, colaboradores e parceiros do festival e grande público. Em seu discurso, o representante do Conselho Comunitário de Pirapanema, Aloysio Guarçoni, deu as boas vindas ao público e ressaltou a importância econômica e cultural desta iniciativa para o distrito.

O secretário Municipal de Esportes de Muriaé, Vander Gonçalves de Oliveira, foi representado pelo diretor de Juventude da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, que falou sobre o “3º Open de Parapente”, a ser realizado entre sábado (07) e domingo (08): “Tivemos um número recorde de inscritos no ano passado, com 97 pessoas, e esperamos muito mais para esta edição”, pontuou Victor Hastenreiter.

Já a secretária Municipal de Turismo, Ana Lúcia Dutra, lembrou que Pirapanema completa 90 anos nesta sexta-feira (06) e que o distrito tende a se tornar uma opção forte no roteiro gastronômico mineiro: “É grande o número de viajantes que procuram os mais de duzentos festivais que acontecem pelo país. Muitas cidades encontraram nestes eventos um atrativo turístico que gera oportunidade para todos”, frisou.

Para o prefeito Aloysio Aquino, o festival representa uma das mais importantes formas de valorização da cultura no município, atraindo pessoas da região e também de outros estados. “Em 2013 já tivemos um considerável avanço na estruturação, com novos ambientes e muitas opções. E o objetivo é melhorar o evento a cada ano, tornando-o referência no circuito turístico-cultural de Minas Gerais”, prometeu o prefeito em seu discurso.

Ao final da cerimônia, as arquitetas Flávia Mello e Luísa Goulart apresentaram o projeto do Centro Cultural e Turístico Casarão Pirapanema, a ser construído no antigo terreiro de café, na rua principal do distrito. O espaço, que irá oferecer exposição permanente de fotos da época áurea do café, cozinha-escola, horta vertical, áreas de convivência, etc., é uma realização da Prefeitura Municipal de Muriaé através da Fundarte, da Secretaria Municipal de Turismo e Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, em parceria com a Associação de Moradores de Pirapanema.

A noite de abertura da 4ª edição do “Gastronomia na Serra de Pirapanema” contou, ainda, com o lançamento do livro “A Vida em Jazz”, de Frederico Furtado; além das apresentações da Banda Sociedade Musical União dos Artistas, de Muriaé, e dos juizforanos do “Triunvirato PowerTrio”, que tocaram, no Palco Gourmet da Fundarte, clássicos do jazz, da Bossa Nova e da Música Instrumental Brasileira, enquanto um coquetel era servido para os convidados. Também foram inauguradas as exposições de “Orquídeas”; de Fotos – “História da Gastronomia na Serra de Pirapanema”; de Artesanato – “Mãos que Criam”; e de Livros.

Acompanhe a programação deste sábado (7):

Abertura do Open de Parapente – (1ª competição)
Show com o Grupo “Aí Vem Eles” – 13h00 – Palco Gourmet
Oficina de Gastronomia SENAC “A Arte na Cozinha” com Laudinei Tadeu do Carmo – 14h00
Oficina de Gastronomia SENAC “A Arte na Cozinha” com Laudinei Tadeu do Carmo – 18h00
Show com o Grupo “Couro de Cascavel” – 18h30min – Palco Gourmet
Show com o Grupo “Couro & Corda” – 20h00 – Grande Palco
Show com “Louzada e Edmilson” – 23h00 – Grande Palco
Show com “Acoustic N’ Roll” – 00h30min – Grande Palco

Fonte: CCGHM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo