Ações de combate à dengue são identificadas em Muriaé; população pode denunciar focos do Aedes

Guia Muriaé no WhatsApp

Para conter o avanço da dengue na cidade, a Prefeitura de Muriaé está intensificando ações de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor também da zika e chikungunya. Estão sendo realizados mutirões nos bairros com maior incidência de focos ou casos suspeitos e exames rápidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).

Após mais de dois anos com baixa incidência, a cidade está classificada com incidência média, somando 178 casos suspeitos no mês de abril. Devido ao aumento desses casos nas últimas três semanas, agentes de endemias estão intensificando as visitas nos bairros para eliminar focos do mosquito.

“Abril é um mês de queda de notificações, mas devido ao calor e chuvas esparsas tivemos maior proliferação do mosquito. Noventa por cento dos focos são encontrados dentro de casas e 32% em lixo encontrado nos quintais e que poderia ser reciclado”, afirma a diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Carla Morcerf.

A orientação é que os muriaeenses continuem prevenindo a proliferação dos focos do mosquito em suas residências, assim como recebam a visita dos agentes comunitários. As denúncias de focos do Aedes podem ser realizadas no 3729-1301 e estão sendo atendidas em 24 horas.

“Recicla Mania”

Também visando à prevenção da dengue, a Prefeitura vai realizar o “Recicla Mania”, um projeto de mobilização que vai acontecer a partir de junho em 45 escolas da cidade. A iniciativa consiste no recolhimento de recicláveis e palestras para crianças, mostrando a elas a relação entre o lixo e as doenças transmitidas pelo Aedes.

Teste do laço

Outra ação é o “teste do laço”, um exame rápido que está acontecendo em todas as unidades de saúde para ajudar na identificação do grau de evolução da dengue. Durante este exame, é feita a contagem de pequenos pontos avermelhados no braço, que surgem em uma área delimitada após a interrupção do fluxo de sangue. Isso ajuda a identificar casos de complicações graves da doença e, com isso, prestar um atendimento mais ágil ao paciente.

Em caso de suspeita de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, deve-se procurar imediatamente uma UBS mais próxima para preenchimento de notificação e posterior bloqueio do avanço da doença.

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo