Alistamento, transferência ou regularização de título eleitoral pode ser feito pela internet

blankCom o término do prazo para os requerimentos eleitorais, alistamento, transferência e revisão, no próximo dia 06 de maio, considerando os efeitos do novo coronavírus, com a suspensão do atendimento presencial no Cartório Eleitoral da 187ª Zona Eleitoral de Muriaé, os eleitores podem realizar as operações através do site www.tre-mg.jus.br, de acordo com o passo a passo a seguir:

O cidadão que precisa se alistar como eleitor, transferir ou revisar dados e regularizar a situação do seu título eleitoral poderá, a partir de sexta-feira (17), procurar atendimento no site do TRE-MG. O interessado deverá acessar a página do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), e seguir os seguintes passos:

1º passo – preencher o formulário de Pré-atendimento eleitoral – Título Net e salvar o comprovante de confirmação de requerimento que será gerado com o número de protocolo da solicitação. No caso de alistamento e transferência, nesta etapa será preciso informar a unidade da Justiça Eleitoral onde deseja finalizar o atendimento, que obrigatoriamente deverá ser a zona do domicílio eleitoral pretendido.

2º passo – preencher o Formulário de Regularização Eleitoral disponibilizado na página deste Tribunal Regional Eleitoral. Neste passo será necessário o número do protocolo do pré-atendimento e o preenchimento dos pessoais do interessado. O eleitor deve preencher esses formulários com os nomes escritos por extenso, sem o uso de abreviaturas, e utilizar os navegadores Chrome ou Mozilla Firefox.

3º passo – incluir imagens (serão aceitos arquivos com extensão JPG, JPEG ou PDF) dos seguintes documentos:

1. Frente e verso do documento oficial de identificação (carteira de trabalho não é aceita no TRE-MG);

2. Comprovante de residência;

3. Fotografia do próprio rosto, em estilo selfie, ao lado do documento oficial de identificação

4. Para homens que solicitarem o primeiro título, também é necessária imagem do Certificado de quitação do serviço militar

Em casos específicos, como primeiro título ou transferência de domicílio sem a biometria do eleitor, o requerente será convocado posteriormente para se apresentar ao cartório eleitoral ao qual está inscrito e proceder a coleta dos dados biométricos para validação do documento.

No caso de documentação incompleta ou de dúvida sobre os documentos apresentados, o eleitor pode ser acionado pelo cartório para complementar a documentação. Por isso é importante que o eleitor informe os dados de contato corretamente em seu Formulário de Regularização Eleitoral.

Caso o eleitor esteja em situação irregular e tenha multas eleitorais para pagar, antes de preencher os formulários para atendimento, deve emitir a guia de multa e realizar o pagamento.

Quem precisar de segunda via do título, não precisa fazer os procedimentos recomendados, basta baixar o aplicativo e-título no seu celular. Já eleitor que precisar solicitar o alistamento eleitoral, transferência ou regularização do título , utilizando o atendimento remoto, deve aguardar alguns dias para a análise e processamento do seu pedido, para então poder baixar o e-título nas lojas de aplicativos.

Demais informações através do whatsapp 3237222771 ou e-mail [email protected]

Fonte: Cartório Eleitoral


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Experimentoe o Novo Livre