AMERP reúne mais de 200 participantes em capacitação em Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

Teve início nesta quinta-feira (25), no Sesc Muriaé, uma capacitação para Conselheiros Tutelares e fortalecimento da Rede de Garantia de Direitos promovida pela Associação dos Municípios do Médio Rio Pomba (AMERP).

A abertura oficial do evento com a presença do secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, André Quintão, prefeitos e autoridades de várias cidades da região. Waldinei Chicareli (Nei), presidente da AMERP e prefeito de Vieiras, deu as boas vindas aos participantes e comemorou a nova conquista da AMERP, que através do recém-criado Departamento de Desenvolvimento Social, sob coordenação de Juliana Gonçalves, passa agora a promover eventos no intuito de atender as demandas dos municípios que integram a AMERP. “Esperamos com este nosso novo setor poder trazer cada vez mais benefícios aos municípios associados. Em breve teremos novas capacitações e cursos”, disse.

Assistente Social formado pela PUC Minas, André Quintão conhece bem as dificuldades/desafios da área e falou sobre a importância do evento. “O Conselho Tutelar é o guardião do direito da criança e do adolescente. Para exercer o seu papel e o seu trabalho, o Conselheiro Tutelar precisa de informação, ele necessita conhecer as políticas públicas e precisa também ser um agente para buscar uma maior integração entre as políticas públicas no âmbito local. Tivemos recentemente uma grande renovação nos Conselhos Tutelares e este evento é de suma importância”, afirmou.

Para este ano, André Quintão afirmou que a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDESE-MG) irá promover mais capacitações na área para servidores de Muriaé e região. “Temos uma ação muito importante agendada para Muriaé, que é a capacitação e assessoramento de gestores e trabalhadores, para uma melhor efetividade do gasto dos recursos que vêm do Estado e do Governo Federal. Também teremos este ano aqui na região um programa de capacitação destinado principalmente para servidores através de universidade que serão contratadas pelo Estado”, revelou.

Após a abertura oficial, André Quintão proferiu uma palestra sobre “Desafios e Perspectivas do Desenvolvimento Social em Minas Gerais”. Logo após, foi à vez de Célia Carvalho Nahas, Coordenadora Especial de Políticas Pró-Criança e Adolescente (CEPCA), falar sobre o Curso de Formação dos Conselheiros Tutelares. Outras duas palestras fecharam o primeiro dia do evento: Adriano Nakashima, Juiz da Vara da Infância e Juventude de Muriaé, falou sobre “A Experiência da Comarca de Muriaé na Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente” e Marcel Belarmino, Analista de Gestão de Políticas Públicas em Desenvolvimento, falou sobre o “Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora”.

Nesta sexta-feira (26), os participantes estão tendo um dia recheado de atividades e capacitações.

Totalmente gratuito, o evento contou com mais de 200 inscritos, indicados pelos municípios associados à AMERP. Entre os participantes, estavam secretários de assistência social, representantes do CMDCA’s (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), técnicos do CRAS/CREAS e instituições de acolhimento.

Confira mais fotos do evento:

Fonte: Guia Muriaé

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo