“Atitude Jovem” oferece oportunidades no mercado de trabalho para adolescentes em Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

Cinquenta e dois jovens muriaeenses foram selecionados pelo “Atitude Jovem”, programa desenvolvido pela Prefeitura de Muriaé com o objetivo de oferecer aos adolescentes oportunidades para o mercado de trabalho, desenvolvendo neles habilidades profissionais, aperfeiçoamento social, teórico, técnico e científico, aliado à formação educacional.

Firmado a partir de convênio da Prefeitura com a Secretaria de Estado de Educação, além da manutenção, a atual Administração ampliou o programa, permitindo que mais de 50 jovens passassem a ser beneficiados em 2017. Os estagiários podem atuar em qualquer setor da Administração do município, em órgãos públicos estaduais e federais localizados em Muriaé. A jornada do estágio é de 20 horas semanais. Eles têm direito a receber uma bolsa de meio salário mínimo por mês, vale-transporte, seguro de vida e férias.

As jovens Fabíola Pires e Alexia Soares afirmam que o projeto é importante por oferecer oportunidades de aprendizado profissional. “No início do estágio era difícil, mas com o passar do tempo fui aprendendo sobre como era o serviço público na área contábil. Não aprendi somente as tarefas, mas também sobre ética, moral, respeito, companheirismo, como funciona a máquina pública e como se comunicar melhor. Está sendo incrível”, relata Fabíola, que está no setor de Contabilidade da Prefeitura. O atual gestor de Juventude da Fundarte, Wesley Silva, participou do programa durante quatro anos e conta que a iniciativa abriu oportunidades para seu primeiro emprego. “Este programa me ensinou uma profissão, através de experiências em diversos setores. Além disso, consegui ter acesso a outros cargos e projetos, como a presidência do próprio Conselho, que hoje ocupo, e a participação em conferências”, relata.

Projeto estimula inserção de jovens em mercado de trabalho

O prefeito Grego, que participou da reunião do projeto na noite da última quarta-feira (26), no Teatro Zaccaria Marques, frisa que o “Atitude Jovem” é importante para os jovens de Muriaé terem oportunidade no mercado de trabalho. “Mesmo com todas as dificuldades financeiras enfrentadas pela nossa gestão, não abrimos mão, não só de dar continuidade, mas de ampliar o projeto. Sou um entusiasta deste programa, pois sei de sua importância para oferecer um novo caminho profissional para a juventude muriaeense”, diz.

Podem participar do projeto estudantes com idade mínima de 16 anos, matriculados e frequentes em instituições públicas de ensino médio, integrantes de famílias inscritas no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal, com renda de até meio salário mínimo. A escolha ocorre por meio de processo seletivo, a partir da média final obtida pelo jovem no primeiro ano do ensino médio, comprovada a partir de documento oficial emitido pela escola. Alunos de cursos técnicos também podem concorrer. Porém, para eles, o critério de seleção se baseia na nota obtida para ingressar no curso. O estágio tem validade de um ano. O jovem que inicia no programa quando está cursando o segundo ano do ensino médio, conseguindo manter suas notas, permanece até a conclusão do terceiro ano.

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo