Home / Notícias / Cidade / Catadores de materiais recicláveis passam por treinamento em Muriaé

Catadores de materiais recicláveis passam por treinamento em Muriaé

Visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade do trabalho dos membros da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Muriaé (ASMAM), a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) realizou, nesta quinta-feira (4), a palestra “Segurança do Trabalho nas Atividades de Reciclagem”.

A palestra foi ministrada por Fernando Aguiar, presidente da CIPA da Divisão de Limpeza Urbana do Departamento Municipal de Saneamento Urbano (DEMSUR), surgiu da percepção dos riscos que estão submetidos no dia-a-dia. Cuidados no manuseio ao realizarem a triagem dos materiais recolhidos pelo caminhão da coleta seletiva onde deveria conter apenas lixo seco “papel, plástico, vidro, metal”, infelizmente encontram-se material infectante e perfuro cortante como, seringas e agulhas. O uso constante dos Equipamentos de Proteção Individual – EPI`s como luvas, máscaras, óculos, botas, avental e protetor de audição é uma das formas de se prevenir dos riscos de acidentes bem como a higiene pessoal e do ambiente de trabalho, mas ainda assim não estão 100% seguros.




A presença de lixo não reciclável no processo de triagem é um problema que a associação enfrenta e a população pode e deve ajudar fazendo a separação do lixo seco (reciclável) e lixo úmido (rejeito e orgânico), esta separação agrega valor ao material, uma vez misturado, perde o valor indo parar no aterro sanitário. Portanto, cabe aos moradores dos bairros onde é realizada a coleta seletiva fazer a separação correta destes materiais aguardando o dia e horário da coleta na comunidade.

Fonte: DEMSUR





Confira também

DEMSUR: Central de Atendimento 115 funciona 24 horas por dia

Nem todos sabem, mas a Central de Atendimento 115 do Demsur funciona 24 horas por …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Experimentoe o Novo Livre