Cejusc de Muriaé promove ações na 1ª Semana Nacional da Regularização Tributária

Guia Muriaé no WhatsApp
Foto: Guia Muriaé
O Município de Muriaé, localizado na Zona da Mata mineira, e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) assinaram, durante a I Semana Nacional da Regularização Tributária, realizada de 11/12 a 15/12, um Protocolo de Intenções para adesão ao Programa Execução Fiscal Eficiente, desenvolvido pelo TJMG.

Constitui objetivo do Protocolo, dentre outros, realizar ações que visem à redução dos processos de execuções fiscais municipais, por meio de conciliação pré-processual, protestos e outros meios extrajudiciais, no intuito de reduzir a taxa de congestionamento e a excessiva judicialização, racionalizando custos e propiciando maior celeridade no julgamento dos processos remanescentes.

O diretor do Foro da Comarca de Muriaé, juiz Adriano de Pádua Nakashima, enfatizou que, “na busca incansável por uma gestão eficiente, a comarca e o Município realizam uma parceria para reduzir o número de processos de execuções fiscais, firmando um protocolo de intenções de desjudicialização, através de conciliações pré-processuais, protestos ou outros meios extrajudiciais. É mais um passo importante realizado para se alcançar uma execução fiscal eficiente”.

Mutirão de Conciliações em Execuções Fiscais

Instituído pela Resolução nº 471, de 31 de agosto de 2022, a Semana Nacional da Regularização Tributária tem como diretrizes a atuação cooperativa como base para a solução de conflitos tributários, a transparência e a priorização de soluções consensuais em disputas tributárias.

O juiz coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Muriaé, Juliano Carneiro Veiga, pontuou que, “atualmente, tramitam nas quatro varas cíveis da Comarca de Muriaé 3.284 ações de execuções fiscais. Como primeira medida efetiva adotada no âmbito do protocolo celebrado, realizamos na semana de 11 a 15 de dezembro um mutirão de conciliação e regularização tributária, fruto de uma ação conjunta desenvolvida pelo Cejusc, pela Procuradoria do Município e pelas quatro unidades judiciárias em que tramitam esses feitos executivos”, disse. O magistrado informou ainda que, até o momento, foram obtidos no mutirão de regularização tributária 111 acordos, cujos valores transacionados alcançaram R$ 1.269.624,36.

Segundo o prefeito de Muriaé, Marcos Guarino de Oliveira, “é com grande satisfação que a Prefeitura incentiva e participa da Semana da Regularização Tributária, contribuindo com a Política Judiciária Nacional no evento promovido pelo TJMG, que busca cooperação e mudança cultural nas relações entre fisco, contribuintes e Judiciário. Desejamos incentivar e estimular a resolução consensual de litígios tributários através desta campanha”.

O procurador-geral do Município, Eduardo Marge, afirmou: “A Semana da Regularização Tributária, fruto de uma eficiente parceria entre o Município de Muriaé e o TJMG, termina nesta sexta (15/12). É uma oportunidade única para o contribuinte quitar suas dívidas com o fisco, com isenção de até 100% dos juros e multas e isenção das custas judiciais finais”.

Fonte: TJMG

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo