Centro de Zoonoses de Muriaé passa por reestruturação

Guia Muriaé no WhatsApp

O primeiro mês de 2017 foi de trabalho intenso no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Muriaé. O local, que estava em situação de abandono, começou a ser revitalizado e a ganhar nova cara para, enfim, se tornar apto a funcionar de forma adequada.

C om o mato tomando conta do terreno e até de janelas, além de muito lixo, entulhos, telhas, manilhas, tijolos e até utensílios de obras deixados expostos ao tempo, o setor de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde acionou a Secretaria de Obras Públicas e o Demsur, solicitando apoio para reparos, capina e limpeza do local, que tem 8.813 metros quadrados de área total – a título de comparação, o espaço é maior do que os campos de futebol de estádios como Maracanã e Mineirão.

Paralelamente à limpeza, foi executado o controle de pragas e de animais peçonhentos, com a dedetização do ambiente contra a infestação de pulgas, carrapatos e escorpiões.

– Este serviço foi feito por etapas, em respeito à saúde dos cães e gatos hospedados no Centro de Controle de Zoonoses – pontua a diretora da Vigilância Ambiental, Carla Morcerf.

Mesmo com a reestruturação ainda em sua fase inicial, o atendimento acontece normalmente. Ao longo de janeiro, a veterinária e coordenadora do CCZ, Keila Costa, atuou na recuperação de animais enfermos, tosa de pelo – como do cão Dedé – e também na cirurgia pós-atropelamento do cachorro Chiquinho, realizada com recursos financeiros do grupo Amicão. Ele está atualmente hospedado no local, onde recebe os devidos cuidados e medicamentos.

Vale destacar ainda que, somente nestes primeiros dias do ano, 10 animais, entre cachorros e gatos, foram adotados e ganharam um novo lar, ressaltando a real função do CCZ.

– O Centro de Controle de Zoonoses, como o próprio nome diz, é um local para o tratamento de doenças veterinárias. Não se trata de um canil para hospedagem permanente. O objetivo é restabelecer a saúde dos animais, para que eles possam ficar em condições de serem adotados – lembra Carla.

Após as primeiras ações, o CCZ continua sendo pauta de reuniões constantes do prefeito Grego com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde. A ideia é desenvolver ações estratégicas para revitalizar e humanizar completamente o local, ampliando as possibilidades de atendimento aos cães e gatos resgatados das ruas. Dentre as metas, destaca-se a realização de encontros periódicos com representantes dos grupos de proteção aos animais e com simpatizantes da causa, a fim de buscar o fortalecimento de projetos e ações a serem realizados em parceria no futuro.

Galeria de fotos

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo