Home / Notícias / Cidade / Com menos veículos nas ruas, rotativo resolve antigos problemas de trânsito em Muriaé

Com menos veículos nas ruas, rotativo resolve antigos problemas de trânsito em Muriaé

As duas primeiras semanas de funcionamento do sistema de estacionamento rotativo pago em Muriaé revelaram uma nova situação nas ruas: a de um trânsito melhor durante todo o horário comercial.

A cobrança pelo tempo de permanência em vagas começou a ser efetuada em 1 de agosto. Desde então, motoristas passaram a ter mais facilidade para estacionar na região mais movimentada da cidade. Vale lembrar que o serviço é feito pela empresa Sinart, vencedora da licitação para gestão da chamada Área Azul em Muriaé.

“O rotativo se mostrava necessário para resolver o problema da falta de vagas”, opina a advogada Natalia Gomes. Ela conta que, antes do início do novo sistema, tinha dificuldade para encontrar um local para estacionar próximo ao Fórum e ao escritório onde trabalha. “Agora está mais fácil”, afirma.




Transportes alternativos ganham força – Na prática, o que se vê é que os muriaeenses passaram a deixar o veículo particular na garagem, passando a utilizar outras formas de deslocamento. Há quem tenha optado pela mudança de hábitos, andando a pé ou de bicicleta, enquanto outros preferem ônibus ou transporte fretado.

Para a classe dos motoristas profissionais, a mudança já é percebida. “O movimento no dia a dia cresceu bastante”, comemora S.S., que trabalha como condutor de aplicativo. “E agora nós temos mais tranquilidade para trabalhar, principalmente durante o embarque e desembarque de passageiros”, comenta o taxista Antônio Martins.

Trânsito melhor




Além de mais facilidade para estacionar, a nova situação nas ruas de Muriaé se verifica também na fluidez do trânsito. Mesmo em horários de pico, vem sendo possível percorrer as ruas do Centro e da Barra com agilidade, parando apenas em semáforos e em cruzamentos onde é necessário dar a preferência.

A melhoria pode ser conferida em todos endereços que integram a Área Azul, mas fica ainda mais evidente em locais que eram considerados críticos antes do início do rotativo. Em frente às escolas do Centro, por exemplo, os horários de entrada e saída de estudantes já não geram mais a mesma lentidão que era frequente até pouco tempo atrás.




Outra situação usual até o fim de julho, a ocupação irregular de vagas também foi nitidamente reduzida pelo rotativo. Isso porque os funcionários da Sinart orientam os condutores a pararem no local adequado – e, no caso de descumprimento, é feita a notificação de irregularidade.

“Já ocorreu várias vezes de não conseguir estacionar porque, quando dei sorte de encontrar uma vaga, ela estava parcialmente ocupada por motos”, lembra a professora Adriana Costa. “Felizmente não tenho mais tido problemas quanto a isso”, completa.

Valores

A Área Azul de Muriaé é formada por 29 ruas e avenidas do Centro e da Barra. O valor cobrado é de R$1 para automóveis e R$0,50 para motocicletas a cada 30 minutos de utilização. Vale lembrar que, durante o horário de funcionamento do rotativo (de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 13h) cada veículo só pode ocupar uma mesma vaga pelo período máximo de três horas.

O tempo de estacionamento pode ser adquirido de três maneiras: pelo aplicativo Digipare (disponível para smartphones Android e iOS), em estabelecimentos comerciais credenciados ou junto aos trabalhadores da Sinart. O tíquete é eletrônico – ou seja, não é necessário deixar o comprovante à mostra no painel do veículo.

Tolerância e gratuidade

Em qualquer local da área azul, os motoristas têm direito ao tempo de tolerância de 10 minutos para utilização de uma vaga sem a necessidade de pagamento. Já a gratuidade é garantida em situações de carga / descarga e também para idosos e/ou pessoas com deficiência – neste caso, desde que o veículo tenha credencial e que o beneficiado seja motorista ou passageiro.

Fonte: PMM

Confira também

DEMSUR tem Central de Atendimento que funciona 24 horas por dia com ligação gratuita

Nem todos sabem, mas a Central de Atendimento 115 do Demsur funciona 24 horas por …

3 comentários

  1. As pessoas estao deixando de ir ao centro resolver problemas e indo p barra e dornelas que nao tem rotativo.

  2. Washington Luiz

    Realmente ficou muito bom.so que tem que aumentar o número de fiscais.

  3. Agora só tem que, diminuir o preço do ônibus para as pessoas começarem a usar o coletivo, ao invés dos carros .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *