Home / Notícias / Cidade / CUFA Muriaé desenvolve na cidade e região o projeto RAPensar

CUFA Muriaé desenvolve na cidade e região o projeto RAPensar




O RAPensar é um projeto da CUFA Muriaé que tem por objetivo geral trabalhar a Literatura e o RAP enquanto ferramentas de expressão social e cultural. Se justifica por dialogar com a subjetividade necessária à reafirmação dos espaços periféricos enquanto territórios que têm na sua expressão cultural muito mais do que uma expressão social ou econômica.

Através do protagonismo que a literatura possibilita o projeto busca associar formas de expressões que nasceram do cotidiano- nesse nosso caso, o RAP- vivido e experimentado por grupos específicos, mostrando toda contemporaneidade dessas expressões e desmistificando a imagem estritamente folclórica que circunda a imaginação quando se fala em cultura de periferia.

Utilizando-se de uma linguagem clara, objetiva e peculiar do público alvo (adolescentes do ensino médio), a equipe técnica do projeto (composta por um Mestre em Literatura Brasileira, uma Assistente Social e três MC’s) leva palestras, apresentações, distribui livros e promove dinâmicas com os expectadores, buscando pontos de identificação que possam facilitar a comunicação entre ambos.

Até o momento, três cidades receberam o RAPensar, sendo elas: Eugenópolis, Patrocínio do Muriaé e Itamarati de Minas. No total, até o momento, cerca de 800 pessoas já participaram diretamente do projeto que deve chegar à Muriaé em meados de junho. Até lá, cidades como Astolfo Dutra, Cataguases, Laranjal e Barão do Monte Alto estarão sendo contempladas.

O próximo evento, que está agendado para o dia 27 de março, acontecerá na cidade de Astolfo Dutra, numa parceria inédita com a ONG ASSIBE.

Fonte: Juliana Castro

Confira também

Limpeza de córrego no Bico Doce proporciona maior segurança e bem-estar aos moradores

O Departamento Municipal de Saneamento Urbano (DEMSUR) segue realizando o trabalho de capina e roçada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *